A ousadia e o profissionalismo dos criminosos estão cada dia mais assustadores. Todos os dias várias pessoas caem em golpes de estelionatários em todo o país. Eles usam de artifícios extremamente convincentes para enganar as pessoas, mas alguns detalhes podem ser percebidos e evitar os golpes. Foi isso que fez um leitor do Patos Hoje na tarde desta terça-feira (19) em Patos de Minas.

Primeiro ele recebeu uma mensagem de texto no celular com os seguintes dizeres: CAIXA: Compra efetuada com sucesso pelo APP no valor de R$3.520,00 Para duvidas ou cancelamento ligue em: 0800 975 0069. Você pode achar estranho a falta de acentuação e de pontuação na mensagem enviada para o celular da pessoa. Mas são esses pequenos detalhes que podem levar ao usuário a perceber que se trata de um golpe.

Outro ponto é que os bancos jamais encaminham mensagens de textos pedindo senhas, dados, chaves entre outros. Muito menos, disponibilizam motoboys para recolher cartões mesmo que inutilizados. Os bancos também não ligam para seus clientes pedindo esses mesmos dados. Após receber essa mensagem, o leitor entrou em contato com o 0800 e a ligação caiu em uma secretária eletrônica e posteriormente no golpista se passando por um atendente.

O falso atendente logo de primeira já foi dando as cartas dizendo que haviam tentado efetuar uma compra no valor de R$20 mil no cartão da suposta vítima. Posteriormente ele pede para a pessoa entrar no aplicativo e verificar se está tudo certo e se o saldo está correto. Após essa confirmação ele ainda pede para a pessoa dizer o valor em conta e é a partir daí que começa a parte final do golpe.

O golpista diz que bloqueou o aplicativo do banco e está registrando um boletim de ocorrências e pede para que a pessoa faça uma alta transferência para “ter certeza” de que o aplicativo está bloqueado”. Conhecendo as táticas dos golpistas, a suposta vítima não caiu e gravou toda a ligação. Confira o áudio e também algumas dicas para evitar cair em golpes.


• Nunca abra e-mails/mensagens com links de contatos de bancos, sorteios ou supostos arquivos que pareçam suspeitos;

• Sempre confirme os dados do pagador e do beneficiário antes de pagar um boleto e, se houver algum erro, não efetue o pagamento;

• Nunca aceite ajuda de estranhos quando estiver utilizando seu cartão/mobile e nunca deixe que os peguem;

• Nunca entregue cartão para terceiros, e caso ocorra esta situação, sempre confira se o cartão devolvido é realmente seu;

• Ao realizar uma compra com seu cartão, verifique o valor antes de digitar a senha e confirmar a transação;

• Desconfie de contatos por aplicativos de mensagem solicitando dinheiro, pagamento de boletos ou transferências. Ligue por vídeo para o contato antes de realizar qualquer transação;

• Para deixar o WhatsApp mais seguro, mantenha sua foto visível apenas pra seus contatos e ative a confirmação em duas etapas. É só ir em Ajustes ou Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar;

• No caso de perda ou roubo do cartão, entre em contato imediatamente com a central de atendimento do banco ou com agência mais próxima para solicitar o bloqueio/cancelamento do cartão;

• Não armazene nem compartilhe fotos ou dados do cartão e lembre-se de que senhas são pessoais e intransferíveis;

• Use senhas fortes. As melhores são compostas por letras, números e caracteres especiais (#, &, %, @, *, ! , $);

• Crie senhas diferentes para cada tipo de cadastro pessoal e troque periodicamente suas senhas;

• Ative o alerta de notificação de compras do cartão de crédito pelo aplicativo para receber os avisos por push ou por mensagem;

• Evite acessar informações confidenciais ou financeiras em redes públicas. Faça as transações bancárias somente em ambientes seguros;

• Mantenha o antivírus sempre atualizado em todos os seus dispositivos