A história se repete a cada início de mês. É no momento em que os trabalhadores, aposentados e pensionistas saem para receber seus salários e benefícios que agem os estelionatários. Os golpes se multiplicam e a Polícia Militar alerta para prejuízos para as pessoas de bem.

É o ganhador da loteria que não consegue sacar o prêmio, é a pessoa que deixa cair um pacote de dinheiro e oferece recompensa e por aí vai a criatividade dos estelionatários para tirar dinheiro da população. Apesar de bastante conhecidos, os golpes tem causado inúmeros prejuízos para a população.

No mês passado, uma jovem de 19 anos perdeu mais de R$ 3 mil no golpe do achado. Um homem bem vestido passou próximo a ela e deixou cair um envelope, supostamente, com muito dinheiro. A garota devolveu e o estelionatário ofereceu uma recompensa. Ela saiu para buscar o prêmio e só depois descobriu que o criminoso tinha ido embora com sua bolsa.

A Polícia Militar orienta as pessoas a redobrarem os cuidados com os golpes do bilhete premiado, golpe do achado e recarga de celular. O alerta emitido pela assessoria de comunicação do 15º BPM nesta manhã orienta as pessoas a evitar conversas com estranhos. Outra dica da PM é desconfiar de pessoas que demoram demais nas operações bancárias.

Além disso, a Polícia Militar recomenda que os aposentados que recebem em agências bancárias tenham sempre a companhia de um membro da família durante a operação.

Autor: Maurício Rocha