Hoje foi dia de praticar a solidariedade para os alunos do Curso de Formação de Soldados da Décima Região da Polícia Militar de Minas Gerais (CFSD 2020). Eles levantaram cedo e foram doar sangue à unidade da Fundação Hemominas em Patos de Minas. O Patos Hoje mostrou a preocupação do órgão com a queda nos estoques.
Desde o início da pandemia, o índice de comparecimento de doadores está em queda constante em Minas Gerais. De acordo com o Hemominas, atualmente, os estoques de sangue dos tipos positivos estão, em média, 50% abaixo do ideal, enquanto os dos tipos negativos, 40%. Com os estoques em baixa, o Hemocentro de Patos de Minas tem feito coletas especiais aos sábados. O órgão também está convocando doadores para regularizar a situação.
A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em cada sessão, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Vale destacar que, em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação.
Qualquer pessoa pode doar sangue, desde que tenha boa saúde e peso acima de 50 quilos. Os interessados em doar sangue devem agendar o horário de atendimento online, por meio do site da Fundação Hemominas ou pelo aplicativo para celular MGapp – Cidadão. Em caso de não comparecimento, é preciso cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato. Durante a semana, o núcleo funciona às segundas-feiras, das 15h às 19h, e de terça à sexta-feira, das 7h às 11h.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]