O projeto apresentado pelo município de Patos de Minas para a restauração do prédio histórico do antigo cadeião foi aprovado pelo Fundo Estadual de Cultura. O projeto participou de edital do Fundo Estadual de Cultura (FEC 07/2024 – Restaura Minas), sendo uma das 15 propostas aprovadas. Com isso, o município poderá contar com recursos da ordem de R$ 400 mil para a adequação do edifício para acessibilidade e medidas de segurança predial e patrimonial.
A proposta aprovada prevê a instalação de elevador, de circuito fechado e alarme de segurança patrimonial, adequação de instalações sanitárias para pessoas com deficiência, além de execução de instalações de sistema de prevenção de descarga atmosférica. O serviço é uma das etapas de reabilitação do prédio, sendo executado, portanto, dentro do cronograma da obra, prevista para ser iniciada ainda este mês.
Segundo o diretor da Dimep, Geenes Alves, o prédio da Casa de Câmara e Cadeia é o mais antigo edifício institucional de Patos de Minas, portanto a aprovação do projeto é um importante passo para revitalizar um espaço de notório valor histórico e cultural da cidade. “Cultura em Cadeia é uma iniciativa que reúne as ações do município para recuperar integralmente a antiga Casa de Câmara e Cadeia. A proposta aprovada constitui uma das frentes de recuperação do prédio, que passará a sediar a Casa de Cultura e o Arquivo da Cidade de Patos de Minas (Adoc-pm) “, informou.
Cultura em Cadeia
Além do recurso estadual para o sistema de acessibilidade e segurança predial, o projeto de restauração do prédio – também elaborado pela Dimep – conta com investimento de quase R$ 1 milhão proveniente da Plataforma Semente, do Ministério Público de Minas Gerais. A execução será fruto de convênio entre a prefeitura e a Fundação Educacional de Patos de Minas (Fepam).
História e cultura
Edificação centenária, a Casa de Câmara e Cadeia foi erguida no fim do processo de institucionalização do município. Tombado por meio do Decreto nº 2.049/97, o edifício pertencia ao estado, tendo sido recentemente transferido para o município.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]