O Governo de Minas Gerais está prestes a concretizar a terceirização da administração do Hospital Regional Antônio Dias, em Patos de Minas. A FHEMIG- Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais- homologou o processo seletivo que declarou vencedora a Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia-FAEPU- para administrar o hospital.

A homologação foi assinada pela presidente da FHEMIG- Renata Ferreira Leles Dias- na sexta-feira (22). Após a homologação, ela determinou a republicação do cronograma do processo de seleção pública, para Contrato de Gestão nº 02/2022. Quando assinado o contrato, a gestão do Regional ficará sob responsabilidade da FAEPU.

A medida foi alvo de grande polêmica em Patos de Minas, inclusive com manifestações de servidores, cidadãos, políticos, Ministério Público e Conselho Estadual de Saúde. No entanto, o Governador Romeu Zema não se comoveu e continuou com o processo, abrindo a licitação que teve como vencedora a FAEPU.

Na própria homologação, a FHEMIG explicou parte da polêmica. O Ministério Público do Estado de Minas Gerais ajuizou Ação Civil Pública, que culminou com o deferimento de liminar, suspendendo o Edital Fhemig.  Foi acatada a suspensão, mas no dia 12/12/2023, a tutela de urgência que impedia a continuidade dos atos no Edital, foi suspensa pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.