Parte dos alunos formandos em Medicina do Unipam ( Foto: Ilustração )
Patos de Minas e região ganharão nesta sexta-feira (29) novos 57 médicos. Após seis anos de estudo, a primeira turma do curso de medicina do Centro Universitário de Patos de Minas colará grau na noite desta sexta no ginásio do UNIPAM. O marco histórico para a cidade pode representar uma nova fase no atendimento à saúde da população patense.

O momento é para comemoração. A turma pioneira do curso de Medicina teve início em 2008 com cerca de 60 estudantes. Durante esse período, os futuros médicos passaram por um longo processo de aprendizado e de treinamento. Os universitários tiveram oportunidade de conhecer o trabalho do médico ao fazerem estágios na área básica da Medicina, nos postos de saúde de Patos de Minas.

De acordo com informações da Assessoria de comunicação do UNIPAM, nos dois últimos anos, os universitários passaram pelo internato, que é o fechamento do ciclo de formação básica na escola de Medicina. Nesta etapa, o aluno se dedica ao máximo, para desenvolver o raciocínio necessário para o diagnóstico do paciente e também adquirir as habilidades que a profissão exige.

O Reitor Milton Teixeira ressaltou que o UNIPAM esteve sempre preocupado com a formação do aluno, disponibilizando para os futuros médicos, atividades práticas em diversos ciclos: Atenção à Saúde do Adulto, Abordagem Clínica (Clínica Médica), Atenção à Saúde do Adulto, Abordagem Cirúrgica (Clínica Cirúrgica), Atenção à Saúde da Criança (Pediatria), Atenção à Saúde da Mulher (Ginecologia e Obstetrícia), Urgência e Emergência, Saúde da Família e Comunidade, Internato Rural e Internato Eletivo. “Assim como o UNIPAM não mede esforços para os outros cursos, também não mediu, para que tudo isso acontecesse no curso de Medicina, além disso, contamos com o apoio da Associação Médica, dos médicos da cidade, que aceitaram bem os cursos, e de todas as pessoas que se envolveram,” relatou.

Diversas parcerias e convênios foram firmados para a melhor formação do estudante. Prefeitura Municipal de Patos de Minas onde está incluída toda a rede de atenção à saúde do município (Unidades Básicas de Saúde, SAMU, UPA, Clínica de Especialidades, CAPS, etc.); a Rede FHEMIG, composta por vários hospitais, entre eles o Hospital Regional Antônio Dias, Hospital João XXIII, Hospital Maria Amélia Lins; Hospital Sírio Libanês; Santa Casa de Ribeirão Preto; Municípios da macrorregião noroeste: Presidente Olegário, Arapuá, Carmo do Paranaíba, Lagamar, Lagoa Grande, São Gotardo e outros que estão em andamento, contribuíram com a preparação dos profissionais.

O aluno Luís Paulo Ramos contou que a prática foi de extrema importância. “A gente fica muito feliz em falar que foi muito bom mesmo, o que foi realizado no Hospital Regional Antônio Dias. É o que a gente sempre fala, a parte teórica da Medicina é essencial, mas um componente prático no final do curso sendo bem realizado é muito importante para uma boa formação”.

A coordenadora do Internato, professora Elisangela Aparecida Galdino Menezes, considerou que as aulas práticas representam a concretização de todo o estudo durante o curso. “O internato é um estágio em imersão na prática e graças a Deus nós conseguimos colocar estes alunos em vários campos. Eles conseguiram atuar integralmente, uma carga horária boa, desenvolver atividades nas principais áreas da Medicina e a gente vê o resultado até através do reconhecimento da sociedade”, relatou.

A coordenadora do curso, professora Maura Regina Guimarães, ressaltou que os alunos estão bem preparados para o mercado de trabalho, para atenderem a comunidade e tentarem desafogar o setor da saúde em Patos de Minas e região. Ela deixa um recado para os futuros médicos. “Responsabilidade em primeiro lugar, médico tem que ser um profissional extremamente responsável. Ter respeito pelos pacientes, se atualizarem sempre e se dedicarem ao máximo que puderem à suas vidas e às vidas dos pacientes”.

Cronograma de solenidades

Uma programação festiva durante a toda a semana irá marcar a vida daqueles que em breve, serão os futuros médicos de Patos de Minas.

- Dia 27 de novembro acontece o Culto na Igreja Presbiteriana de Patos de Minas, que fica na Avenida Getúlio Vargas, 582, às 19 horas.

- Dia 28 de novembro Missa na Catedral de Santo Antônio, localizada na Avenida Getúlio Vargas, Praça Dom Eduardo. O evento acontece às 19 horas.

- Dia 29 de novembro será realizada no UNIPAM a colação de grau da primeira turma, às 19 horas, no ginásio, Rua Major Gote, 808.

- Dia 30, sábado, o fechamento das festividades com o baile de formatura, que acontece na AABB.

Confira a lista de formandos:

Alanna Simão Gomes
Aline Azevedo Soares Oliveira
Aline Figueredo de Oliveira
Almir Filipe Veloso Coelho Alves
Álvaro Augusta Sousa Mota
Ana Cecília Cardoso de Sousa
Ana Cristina Carvalho Zanquetta
Ana Lúcia Martins Fasciani
Anna Karla Londe
Camila Vieira
Carlos Daniel Caixeta
Coralina Borges Taveira
Cecília Almeida Siqueira
Débora Luiza da Silva
Edson Lima Novaes
Eduardo Oliveira Carneiro
Fádya Mariano Damach
Fernanda Regina Alves Andrade
Francisco José da Mota Moreira
Gabriel Borges Teixeira
Iane Rocha de Sant’Ana
Isabela Cristina Januário Silva
Ivanoé Pereira Dutra da Mota
Jérsica Caires Vasconcelos
Juliana Barbosa Soares
Juliana Sales Mendonça
Kathiucia Danielle Yamashita
Laura Camila Galvani
Leonardo Vilarinho Prudêncio Boscatti
Lucas Pimenta Mota
Luis Paulo Ramos Mateus
Lumena Gonçalves Machado
Marcella de Souza Melo
Marcelo Borges de Paula
Marcos Leandro Pereira
Mariana Figueiredo Caixeta
Marilane Cunha Nunes
Marília Armondes Milhomem
Matheus Teixeira Domingos Silva
Meire de Deus Vieira Santos
Mirelle Ferreira Silva
Monara Fernandes Paula Braga
Patrícia Amorim Gonçalves
Pedro Henrique Machado Castro
Pedro Paulo Pereira Caixeta
Priscila Castro Gonçalves Viana
Rafaell Coimbra Matos
Raquel Pereira Ribeiro
Renan Guimarães Assunção Campos
Renatha Rozze de Ávila Silva
Ruth Augusta Ferreira Castro
Samira Trajano de Menezes
Sheila Mara Gonçalves Marra
Talita Fernanda de Oliveira
Tatiana Maciel
Thais Cristina Gonçalves Teixeira
William
Santos Zeme

Fonte: Assessoria de Comunicação do Unipam