A URT tem um jogo decisivo na quarta-feira (05). O Trovão Azul enfrenta o Pouso Alegre pela final do Troféu Inconfidência no Estádio Zama Maciel, em Patos de Minas. O horário da partida foi confirmado nesta segunda-feira (03) pela Federação Mineira de Futebol: 19h00.

O Troféu Inconfidência inclui as equipes que terminaram entre a 5ª e a 8ª colocações do Campeonato Mineiro. A URT se classificou para a final no sábado, depois de vencer o Athletic nos pênaltis na semifinal. Já o Pouso Alegre eliminou a Caldense, também na disputa de penalidades. Por ter conseguido uma campanha melhor na fase inicial, o time de Patos de Minas tem a vantagem de jogar a decisão em seus domínios.

Caso vença o Troféu Inconfidência nesta quarta-feira, o time patense se garante na disputa da Recopa do Interior contra a Tombense. Além disso, ainda existe a chance do Trovão se classificar para a Copa do Brasil.

Para isso, é preciso que Atlético, América ou Cruzeiro se classifiquem para a Copa Libertadores do ano que vem, o que abriria uma nova vaga pelo Estadual. Os três times da capital ainda estão vivos na edição atual da Copa do Brasil e podem se classificar para o torneio continental por esse meio. Além disso, o Galo e o Coelho podem brigar pela vaga na disputa da Série A. O alvinegro ainda tem uma terceira possibilidade: caso vença a Copa Libertadores deste ano.

Vale lembrar que, com a quinta posição na fase inicial do Mineiro, a URT já está garantida na Série D do Brasileirão de 2022. Pouso Alegre e Caldense ficaram com as outras duas vagas disponíveis.