O Festival foi realizado nos últimos três anos. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

A Programação da Fenamilho 2018 não vai incluir uma das atrações mais elogiadas pelo público sertanejo de raiz e amantes da viola caipira. O Festival Patos e Viola não será realizado este ano. O motivo, segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, é o valor elevado da atração e a falta de recursos.

O Festival Patos e Viola foi idealizado pelo museólogo patense, João Otávio Coelho, e foi realizado nos últimos três anos graças à Lei de Incentivo a Cultura. O Projeto era aprovado pelo Ministério Cultura e o Sindicato Rural captava os recursos junto as empresas do município, que depois descontavam o valor das doações nos impostos devidos ao Governo Federal.

O Festival Patos e Viola foi realizado pela primeira vez em 2015. No ano passado, o concurso teve a participação de 202 inscrições de cantores e compositores de nove estados brasileiros. O Festival distribuiu R$ 30 mil em prêmios para melhor canção sertaneja, instrumental e viola caipira.  Para os artistas, o maior prêmio, no entanto, era a possibilidade de ter sua composição gravada no CD do Festival Patos e Viola.

O tenente Primo, da dupla Rio Preto e Riachinho, lamentou a ausência do Festival Patos e Viola na programação da Fenamilho 2018. Ele é um dos maiores incentivadores da música sertaneja de raiz na região e ajudou a divulgar o Festival na Rádio Inconfidência e também na Rádio Nacional. Ele acredita que o Festival ajuda  a manter viva a tradição da viola caipira.

O presidente do Sindicato Rural, Elhon Cruvinel, confirmou que não houve tempo hábil para a captação de recursos através da Lei de Incentivo à Cultura. Ele destacou, no entanto, que o Festival Patos e Viola pode voltar a acontecer nos próximos anos.