Nossa Senhora da Abadia é a segunda padroeira de Patos de Minas. O dia 15 de agosto é dedicado a ela, com feriado municipal e festa religiosa com extensa programação. Há celebração de missas e confissões todos os dias. Além disso, a tradicional movimentação de barraquinhas em frente a matriz que leva o nome da santa já está a todo vapor com deliciosas comidas, música, bingo e muita animação.

De acordo com o Padre Sebastião, como em todos os anos, as festividades de Nossa Senhora da Abadia são muito comemoradas pelos fiéis e devotos da santa. Ele ressaltou que um dos objetivos é angariar fundos para a ampliação da matriz e também para a manutenção da paróquia. A movimentação das barraquinhas sempre começa logo após a celebração da santa missa.

Segundo o Padre Sebastião, é fundamental que as pessoas participem das celebrações uma vez que a santa missa é o motivo de todos estarem reunidos. E quem for até a movimentação vai encontrar deliciosas comidas como feijão tropeiro, arroz carreteiro, macarrão entre outras. Além de muita diversão, música boa e bingo.

A festa em louvor a Nossa Senhora da Abadia termina com a tradicional caminhada que deverá acontecer na noite do dia 14 de agosto e madrugada do dia 15. A benção será por volta de 22h30 e a caminhada logo em seguida com previsão de terminas às 04h com a realização de uma missa” disse o pároco.