O Observatório de Patos de Minas registrou na noite desse sábado (18) a passagem do cometa C/2024 G3 (Atlas) nos céus da cidade. O fenômeno é um acontecimento muito raro. Ele surge a cada 160 mil anos e ainda pode ser visto no horizonte da cidade a olho nu, desde que as condições meteorológicas sejam favoráveis e não haja obstáculos.
Gilberto Melo foi quem registrou o fenômeno. Ele explicou que o cometa C/2024 G3 (Atlas) é um dos mais brilhantes já registrados nos últimos anos. O objeto é seguido por uma longa cauda formada por uma espécie de fumaça esbranquiçada. Especialistas explicam que ele se compara a Vênus, o segundo objeto mais luminoso do céu.
Descoberto em abril de 2024 pelo sistema de alerta ATLAS (Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides, da NASA), o cometa estava a mais de 600 milhões de quilômetros da Terra no momento de sua identificação.
Gilberto Melo explicou que o cometa poderá ser visto a olho ainda nos próximos dias em Patos de Minas. As pessoas devem olhar para o horizonte, logo acima do local onde o sol se põe. Ele está a oeste. O observador esclareceu, no entanto, que é necessário ter um horizonte livre, sem prédios ou árvores que encubram o horizonte, e sem nuvens também. O melhor horário para observá-lo é logo após o pôr do sol. Ele vai perdendo brilho gradualmente à medida que se afasta do Sol.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]