Os estudantes envolvidos com o Projeto criaram 43 microempresas.

Com o lema “Empreenderismo também se aprende na escola”, o Unipam, Sebrae e Prefeitura Municipal de Patos de Minas desenvolveram em 10 escolas municipais nos últimos dias, o Projeto Jovens Empreendedores. A inciativa foi concluída na manhã deste sábado (08) com a realização da 1ª Feira do Empreendedorismo.

O Projeto Jovens Empreendedores foi desenvolvido com cerca de 850 alunos do 6º ao 9º ano de 10 escolas municipais. Eles tiveram aulas de cultura empreendedora com professores treinados pelo Sebrae. Para provar o aprendizado, os estudantes tiveram que elaborar planos de negócios para a abertura de empresas sustentáveis.

Os estudantes envolvidos com o Projeto criaram 43 microempresas, que foram apresentadas durante a 1ª Feira do Empreendedorismo. A Praça do Fórum e a Praça do Coreto foram tomadas pelas mais diferentes iniciativas de negócio. A culinária e o artesanato foram bastante explorados pelos estudantes.

Os alunos da Escola Municipal Gino André, da localidade de Posses do Chumbo, criou a empresa “Cantinho dos Doces”. Eles aproveitaram a matéria prima que existe em abundância na comunidade e agregaram valor, elaborando deliciosas receitas de doces, que foram produzidos na própria cantina da escola.

Os alunos da Escola Municipal Cônego Getúlio apostaram no artesanato para conquistar os clientes. Uma infinidade de produtos de decoração foram levados para a Feira. A criatividade dos alunos chamou a atenção das pessoas que passaram pela praça e das autoridades que fizeram a abertura da feira.

Os produtos levados para a Feira foram comercializados e o lucro foi dividido entre os estudantes de cada turma.

Autor: Maurício Rocha