Sem local regular para fazer os descartes, os borracheiros de Patos de Minas estão sofrendo com acúmulo de pneus usados. Os profissionais precisam armazenar os pneus em cômodos, que estão praticamente lotados. Por meio de nota, a Prefeitura de Patos de Minas afirmou que está em fase de chamamento público para a instalação de um ecoponto na cidade.
Os borracheiros procuraram o Patos Hoje e contaram as dificuldades que estão enfrentando. A Laudiceia Teixeira e o marido Walter, possuem uma borracharia na av. Paracatu. A empresária contou que antigamente a prefeitura recolhia os pneus, com os empresários pagando uma taxa. Em seguida, houve uma mudança e foi indicado um local para os próprios borracheiros fazerem o descarte.
A empresária conta que, desde junho deste ano, está sem local para destinar os pneus usados. Eles precisaram armazenar os pneus em um cômodo, porém o local já está praticamente lotado. “Nós não podemos pegar uma carga de pneus e jogar em qualquer lugar”, disse Laudiceia.
O borracheiro Misael Teixeira enfrenta a mesma situação. Ele contou que antes existia uma carreta no bairro Planalto destinada para descarte de pneus, porém o veículo não está mais disponível. Misael precisou utilizar um cômodo para armazenar os pneus, porém o local já está praticamente lotado.
Ambos os empresários afirmaram que procuraram a Prefeitura Municipal, em busca de uma solução para o problema, porém não tiveram retorno. Os borracheiros buscam uma solução para realizar o descarte dos pneus usados já que quem faz o descarte de pneus em local irregular pode responder por crime ambiental.
O Patos Hoje procurou a Prefeitura de Patos de Minas que se pronunciou por meio da seguinte nota:
“A Prefeitura de Patos de Minas informa que o descarte de pneus usados deve ser realizado de acordo com a legislação ambiental brasileira, para garantir o manejo correto desses resíduos. Segundo a Resolução CONAMA nº 416/2009, cabe aos fabricantes e importadores de pneus a responsabilidade pelo descarte ambientalmente adequado desses produtos após o uso. Isso é feito por meio de sistemas de logística reversa, em que os pontos de venda devem receber os pneus descartados e então encaminhá-los ao destino final correto.
Além disso, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) estabelece responsabilidade compartilhada entre consumidores, fabricantes, importadores e poder público na gestão de resíduos, reforçando a importância da logística reversa.
A Prefeitura de Patos de Minas reforça que está em fase de chamamento público para a instalação de um ecoponto na cidade, o que poderá futuramente colaborar com a coleta de resíduos diversos, incluindo pneus, facilitando o descarte ambientalmente correto e atendendo às normas vigentes. Lembrando que a utilização do ecoponto por CNPJ será feita mediante convênio previamente firmado, enquanto por CPF haverá limitação de quantidades.”
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]