A Polícia Civil é responsável pelo trabalho de investigação dos mais diferentes crimes e por outros serviços, como a emissão da Carteira de Identidade e pela concessão da Carteira de Habilitação. Patos de Minas é sede da 10ª Delegacia Regional da Polícia Civil, mas o trabalho na região é prejudicado pela falta de estrutura.

No cartório da delegacia de crimes contra a pessoa, buracos no teto vazam esgoto. Os materiais apreendidos ficam em um cômodo minúsculo. Mas a falta de espaço é o menor dos problemas.

São apenas duas linhas telefônicas para atender todos os setores da 10ª Delegacia Regional da Polícia Civil. Não há aparelhos de fax para a transmissão de documentos e os computadores não têm acesso à Internet.

O número de viaturas também não é suficiente. São apenas cinco veículos para atender as diferentes delegacias enquanto seriam necessários pelo menos 10. Só existe um carro descaracterizado para fazer as investigações.

E o estado de conservação dos veículos não é dos melhores. Há alguns dias, uma viatura da Polícia Civil ficou parada no meio de uma poça de água na avenida J.K. É mais um veículo enferrujando no estacionamento.