A construção de um empreendimento imobiliário nas imediações do bairro Itamarati tem encontrado dificuldades que vão além de ter que abrir as ruas e instalar infraestrutura. Manter o terreno limpo tem sido um desafio difícil de superar. Pessoas sem consciência e sem educação tem utilizado o espaço para descartar lixo e entulho.

Em um dia limpo, no outro tomado pela sujeira. Responsáveis pelo empreendimento reclamam das pessoas que aproveitam o loteamento ainda em construção para descartar lixo e entulho. Basta dar uma volta pelo loteamento para encontrar descartes de materiais inservíveis em diversos pontos.

Em Patos de Minas esta prática está se tornando cada vez mais comum. Nas entradas e saídas da cidade, montanhas de lixo se acumulam a cada final de semana. Os sujões usam com frequência a chamada Estrada dos 30 Paus, a Estrada da Serrinha e a Estrada de Alagoas, como o Patos Hoje já denunciou por diversas vezes.


A Prefeitura de Patos de Minas disponibiliza serviço de coleta de lixo doméstico e também retira galhos de podas e cortes de árvores, além de fazer a retirada programada de móveis e eletrodomésticos através do Cata-Treco. Por outro lado, o Código de Posturas de Patos de Minas proíbe o descarte irregular de lixo e entulho em áreas públicas e privadas.

A infração prevista no Código de Posturas é de nível médio, ficando o infrator sujeito à multa e sanções administrativas. No caso de descarte de lixo e entulho, além do responsável pelo material, a pessoa que tiver fazendo o transporte também será autuada.