Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (22), o prefeito Luís Eduardo Falcão tranquilizou a população em relação ao fechamento do Hospital São Lucas e disse que não vai faltar assistência em saúde para a população. Segundo ele, os serviços que eram oferecidos pelo São Lucas serão realocados para outros hospitais de Patos de Minas.

Falcão também afirmou que a Prefeitura tentou de diversas formas manter o hospital em funcionamento. De acordo com o Prefeito, o proprietário do São Lucas, Sérgio Piau, esteve em seu gabinete em mais de uma ocasião para tratar de possibilidades de resolução das questões financeiras do hospital, mas sem sucesso.

A secretaria de saúde, Ana Carolina Magalhães, também participou da coletiva e disse que já fez reuniões com diretores de outros hospitais da cidade. Segundo a secretária, eles se mostraram dispostos a colaborar com a saúde do município. Parte dos serviços poderão ser levados também para o Hospital de Campanha.

"Vale destacar que Hospital de Campanha passou de nove para 30 leitos de UTI. Temos os leitos clínicos, pontos de oxigênio em toda a estrutura, e as tratativas com o Unipam para utilizar o Centro Clínico são muito tranquilas" disse Falcão ao se referir a utilização do Hospital de Campanha.

"Os pacientes não vão ficar desassistidos. O Hospital São Lucas ainda vai continuar atendendo durante quatro meses e, depois disso, outros hospitais farão o atendimento", garantiu a secretária Ana Carolina, confirmando a afirmação feita pelo diretor administrativo do Hospital, Willian Magalhães, em entrevista na manhã de segunda-feira (21).

Também participou da coletiva a superintendente regional de saúde, Noemi Portilho. Ela lembrou que, antigamente, todos os hospitais de Patos de Minas atendiam pelo SUS, restando somente o Hospital São Lucas. Ela disse que foram varias tentativas de manter o hospital funcionando, mas reconheceu a dificuldade de manter um hospital particular atendendo pela tabela SUS, que está bastante defasada. Noemi disse que impacto na saúde do município e da região será grande e afirmou que está trabalhando para que os leitos do São Lucas permaneçam na microrregião.