Ao contrário do ano passado, desta vez, o prefeito Luís Eduardo Falcão não vetou o reajuste salarial dos vereadores da Câmara Municipal de Patos de Minas. A lei foi sancionada pelo chefe do executivo e publicada na edição desta quarta-feira (15) do Diário Oficial do Municipal. Com isso, os vereadores passam a ganhar R$ 13.410,60.

O Projeto de Lei que autorizou o reajuste nos salários dos parlamentares foi apresentada no mês passado pela mesa diretora da Câmara. Houve protestos e o vereador Bartolomeu Ferreira pediu a retirada da pauta, após perceber que não teria votos suficientes para a aprovação. Na última reunião ordinária, quando todos imaginavam que o aumento já havia sido esquecido, Bartolomeu pôs o projeto novamente em votação.

Isso ocorreu por causa da mudança na Câmara. João Marra, que votaria contrário ao reajuste, deu lugar a Ivan Rosa, que na primeira votação importante, decidiu votar pelo aumento do próprio salário. Noi plenário, o projeto recebeu 8 votos favoráveis e 8 votos contrários. O presidente Gladston Gabriel então fez o desempate e aprovou o reajuste.

Havia a expectativa de que o Prefeito Falcão vetaria o reajuste, como fez no ano passado, quando os vereadores também aumentaram os salários em mais de 25%. Mas o chefe do executivo decidiu não contrariar o presidente da Câmara, Gladston Gabriel, que é irmão da vice-prefeita Sandra Gomes e que foi eleito com o apoio declarado do Executivo.

Com a sanção e publicação, os vereadores de Patos de Minas passam a receber R$ 13.410,60 e ainda com direito a receber o retroativo ao mês de Janeiro.