O aumento dos casos de Covid-19 em Patos de Minas nas últimas semanas tem sido motivo de preocupação para as autoridades do município. Durante o início da campanha de vacinação na manhã desta quarta-feira (20), o prefeito Luís Eduardo Falcão pediu a colaboração dos patenses e disse que vai aumentar a fiscalização na cidade.

Apenas nos dois primeiros dias desta semana, Patos de Minas registrou 166 novos casos de Covid-19. Esse número equivale ao momento mais crítico da pandemia no ano passado. A maior preocupação está na ocupação dos leitos da rede pública. Na sexta-feira, o município tinha um percentual de ocupação de UTIs de 36,85% e de leitos clínicos de 15,63%. Nessa terça-feira, esses percentuais chegaram a 64,29% e 64,68% respectivamente.

Segundo o chefe do executivo, o aumento de casos pode ser reflexo das comemorações de final de ano. Entretanto, ele pediu a colaboração da população. Falcão lembrou que estamos em uma pandemia e que os protocolos de segurança devem ser mantidos, como o distanciamento e o uso de máscaras.

O prefeito também anunciou que vai reforçar a fiscalização para coibir o desrespeito da população. “Inclusive nesse final de semana, a fiscalização da Prefeitura vai aumentar. A nossa intenção não é fechar nenhum estabelecimento, não é prejudicar ninguém, mas simplesmente não é justo que muitos deixem de trabalhar e passem na porta de um estabelecimento lotado de pessoas em pé e sem máscara. Então, aqui não é marcação com um estabelecimento ou outro, mas a gente precisa ser justo e ter consciência”, disse o chefe do executivo.

Falcão lembrou que a Legislação do Município prevê multa e até a cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento que desrespeitar os protocolos.