A Prefeitura Municipal anunciou durante coletiva que os atendimentos pelo SUS que estavam sendo realizados no Hospital São Lucas serão direcionados para a Santa Casa de Misericórdia. A mudança já começa a partir desta segunda-feira (18) porque o HSL, se negou a prorrogar o atendimento por mais 60 dias alegando falta de condições. Outras mudanças também foram anunciadas pelo Prefeito Luís Eduardo Falcão e pela Secretária de Saúde Ana Carolina Caixeta Magalhães.
Os pacientes que já estão no Hospital São Lucas continuarão o tratamento por lá, somente os novos atendimentos que deverão ser realizados pela Santa Casa de Misericórdia. De acordo com a Secretária de Saúde Ana Carolina Caixeta, os serviços de obstetrícia e de partos de risco habitual serão avaliados na unidade e, se necessário, encaminhados para os hospitais credenciados pelo município para realização de partos. Os mesmos serviços de alto risco continuam sendo atendidos no Hospital Regional.
Outra mudança que será feita no setor de saúde é a forma de agendamento de consultas da SMS. Hoje o atendimento ocorre por meio de cotas que são realizadas pelas USFs, sem observar, as prioridades por especialidades e o quantitativo de consultas necessário frente à demanda. A partir da próxima segunda, as unidades utilizarão o sistema informatizado. Os dados serão encaminhados para a central de marcação onde os profissionais irão avaliar as prioridades e agendar as consultas de acordo com a gravidade de cada paciente.
Também a partir de segunda-feira (18), a população que necessitar de atendimento de TFD – Tratamento Fora do Domicílio – deverão se dirigir a USF de referência de cada bairro. Segundo o Prefeito Luís Eduardo Falcão, a saúde é um problema que precisa ser resolvido de uma vez por todas em Patos de Minas. Por isso o executivo corre em busca de parcerias e de meios para que a população não fique desassistida. “Com o encerramento dos atendimentos pelo SUS no Hospital São Lucas, nós tivemos que buscas outros meios e conseguimos inaugurar em tempo recorde a Santa Casa de Misericórdia”.
Falcão explicou que a unidade não se diferencia de um Hospital Municipal. “Se fossemos construir um Hospital Municipal, a burocracia ia ser tremenda e teríamos que fazer mais e mais licitações. O que nós fizemos foi parcerias que nos permitiram agilizar o processo e como vocês podem ver, a Santa Casa está em pleno vapor recebendo pacientes de um jeito digno e humanizado” finalizou o prefeito.
CEARENCE
17/10/2021 10:13AGORA O BICHO VAI PEGAR POIS AGORA O POVO VAI MORRER MESMO POIS O POVO RECLAMAVA DO SAÕ LUCAS E AGORA COMO FZ E AS GESTANTES PARA ONDE VÃO POIS MINHA FILHA foi inumeras vezes no regional i foi no são lucas que teve o bebe
Anônimo
16/10/2021 19:14O SUS não é aquele órgão que amputa perna trocada? Que injeta vaselina nos pacientes ao invés de soro? Onde os médicos e enfermeiros trabalham dormindo enquanto descansam dos plantões particulares? Onde quando a cirurgia sai o paciente já morreu? Ah não? Desculpa, devo ter me enganado.
Gato por Lebre
16/10/2021 15:45A necessidade do Hospital Municipal não é para substituir, de imediato, o Hospital São Lucas. A Saúde municipal continua totalmente dependente do SUS regional seja, do HRAD ou da Santa Casa. O patense precisa é de um Hospital Municipal. Até quando vamos ouvir essa promessa...?
Fica duro!!
16/10/2021 09:23Prefeito regionalizar logo, assim uma grande quantidade de profissionais do SAMU vão ficar a disposição da prefeitura, quaze 50 profissionais entre eles médicos, q podem ser distribuídos na Upa, postos de saúde, Santa casa e etc..Vai ser ser uma economia e tanto com mão de obra, joga esse SAMU nas costas do ESTADO, assim vc reduz gastos e tem a disposição vários profissionais.
Renata
16/10/2021 08:19Não há necessidade de fechar são lucas,quantos anos ,falar q não aceitarm programação é fácil,porq não pagou as dívidas e outra um hospital já todo montado seria mais fácil q reabrir um novo mas não a politicagem fala mais alto,aí tudo que está no são lucas será deixado lá até virar lixo afinal dinheiro fácil vai fácil!
Indiguinada
16/10/2021 07:52Prefeito parabéns pelo trabalho realizado, mas uma coisa que ta precisando muito é mudar alguns proficissionais da saúde, principalmente dos postos de saúde. No Alvorada tem cada egua, mal abrimos a boca e já levamos coice. Tem que da oportunidade pra quem gosta de trabalhar com o público e quem realmente precisa de trabalhar.
Aiaiai uai só
16/10/2021 07:30Essaaaaaaa politicagem parceira kkkkkkkk Tudo conflito de interesse... Pq o patos hj não procura saber para onde está indo o valor que era passado para o são Lucas?? Uma chance? Pense?? Adivinhou??? Não...? Kkk perai... Unipam... Quem mais séria?? Não entendo se e uma fundação sem fins lucrativos para que tanto dinheiro lá.... E santa casa de misericórdia que saiu rápido meninooooooooo
Preocupado
16/10/2021 06:23Ag fala que o São Lucas negou mas quem recusou ajudar foi vcs senhor prefeito ag culpado o São Lucas vcs deveria deixar um pouco a mídia e levar a sério principalmente a saúde da vergonha ver tantas postagens de vcs sem preocupação nenhuma com o ser humano e triste 😢 deveria ter um pouco de consciência vc não acha faz postagens da realidade senhor prefeito e primeira Dama.
Conversa fiada
16/10/2021 03:38Essa cv fiada não é de hj, igual o processo seletivo de fachada q eles fez lá pra Santa casa, daqui uns dias quem manda em patos vai ser a unipam kkkk
Não concordo
17/10/2021 06:23Pra mim quem manda em patos de Minas, é, a copasa e, a pássaro branco
Santinha
15/10/2021 23:07KkkkKKK essa piada foi boa, conta outa Falcão. Melhor nem comentar.
Indignado
15/10/2021 22:58Prefeito, seja mais realista com seus cidadãos. Para de falar de ‘recorde na Santa Casa'. Santa Casa está tão avançada que pediram pro HSL ficar mais 60 dias não foi atoa, não conseguiram o recurso que estimaram né ? Santa Casa está tão avançada que a UPA continua com vários pacientes internados aguardando vaga e cirurgias, teve reportagem. Abriu aquele Hospital foi pra que mesmo ? Os postos de saúde já não tem médico. NÃO TEM MÉDICOS ! Como que iremos ‘resolver a saúde pública em Patos de uma vez' com Hospital fechando e médicos em falta ? Eu me preocupo porque sou necessitado do SUS, e todos os meus familiares também são. Mas nessa brincadeira de gato e rato quem irá se lascar sou eu, vocês bombadões nessa poltrona e vivendo de Instagram não irão precisar dele ! Q Saco
Pronto Falei!!!
15/10/2021 22:28Atenção Falcão, chegou a hora de deixar as redes sociais e botar a mão na massa. O que já era ruim na saúde, ficou ainda pior. Gostaria que o senhor me explicasse onde está este tratamento humanizado que o senhor cita na reportagem? Onde é essa Santa Casa que está funcionando a todo vapor? Essas parceria ai já sabemos que não passa de um jogo político, ou será que não estamos falando da mesma cidade. Chega de administrar pelas redes sociais e sente o drama que nós seus eleitores estamos passando. Me explica ai porque agora fiquei curioso! Pronto Falei!!!
Bagunça
16/10/2021 06:12Tinha que ve também essas agente de saúde que bate o ponto e depois fica em casa sem trabalhar e só volta de tarde bate o ponto e pronto.umas preguiçosa enqanto tem tanta gente precisando de serviço e muita a vezes elas trabalham em outra coisa e a prefeitura é só bico
Sempre foi
15/10/2021 20:06O caminho pra quem precisa de TFD sempre foi o posto de saúde,não entendi porque fala na reportage que apartir de segunda quem precisa de TFD vai passar a ir no posto.E outra coisa...nem sempre o posto do bairro que a pessoa mora é o posto de referência dela.Minha sogra mora num bairro e o posto que atende ela fica em outro bairro
Motorista
16/10/2021 13:22Atenção secretária, empenhar mais na renovação da frota!!!!!!! Estamos trabalhando em veículos em más condições!
Bolinha
15/10/2021 20:49Concordo plenamente com você!Mais infelizmente esse povo aí do Falcão não sabe muito o que é administração polícia o que realmente é a lei desinformado demais ! Povo meio perdido...caíram de para quedas!