O prefeito Luís Eduardo Falcão confirmou na manhã desta quarta-feira (28) a intenção da Prefeitura de Patos de Minas de retomar as aulas presenciais no município. Uma comunicação interna sobre a proposta foi encaminhada aos diretores das escolas municipais e acabou vazando também para os meios de comunicação.

O prefeito falou do vazamento da comunicação interna, mas disse que a Prefeitura não tem intenção de esconder atos públicos da população. Ele ressaltou, no entanto, que o município precisa de um tempo maior para programar o retorno das aulas presenciais e citou a questão da contratação de merenda e transporte escolar para os alunos.

Segundo o prefeito Luís Eduardo Falcão a intenção é programar o retorno das aulas presenciais para o início do mês de junho. Ele disse que existem estudos provando que é possível fazer uma retomada segura das aulas presenciais, sem aumentar o risco de contaminação da Covid-19 nas escolas.

Falcão falou do prejuízo pedagógico para as crianças por ficarem tanto tempo sem aulas presenciais e ressaltou que é urgente iniciar uma programação para a retomada da volta das aulas presenciais. Com relação às escolas particulares, Falcão entende que a autorização para o retorno das aulas presenciais deve ocorrer com 15 dias de antecedência em relação às escolas públicas.

O Prefeito também falou sobre a realização de uma consulta pública e disse que os pais terão a liberdade de encaminhar ou não os filhos para as escolas.

Novo protocolo para cursos livres e aulas extracurriculares

A nova versão do protocolo do Minas Consciente, de 19 de abril de 2021, libera aulas presenciais no ensino extracurricular (idioma, música e outros) e em autoescolas a partir da onda vermelha.

Contudo, há medidas sanitárias a serem observadas para garantir o funcionamento seguro (página 18 do protocolo do Minas Consciente - ACESSE AQUI) .

Conforme definição do próprio plano estadual, em sala de aula pode-se aplicar apenas a utilização da distância linear de acordo com a onda: 3m para onda vermelha e 1,5m para ondas amarela e verde.