O prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, assinou, na tarde desta terça-feira (29), a ordem de serviço para a construção do novo Centro de Treinamento Esportivo do Vila Esporte Clube. O investimento, no valor de cerca de R$6 milhões, será realizado pela empresa Construtora JPG Ltda, vencedora da licitação. A obra tem prazo de 27 meses e será executada no antigo kartódromo, localizado no Bairro Alto Limoeiro.

De acordo com o contrato, o centro esportivo contará com 1.450 m² de área construída, o espaço terá estrutura moderna e multifuncional, beneficiando a prática esportiva e promovendo um ambiente de lazer para toda a comunidade.

O Centro de Treinamento terá estrutura semelhante à que existia no Campo do Vila, com atualizações e melhorias importantes. No espaço, será construído um campo de futebol com dimensões de 95 x 65 metros e dois menores de 55 x 35. Os dois campos adicionais permitirão a alternância no uso deles para manutenção dos gramados, otimizando a utilização das áreas para treinamentos.

Em paralelo, uma quadra poliesportiva coberta será construída para prática de esportes e realização de eventos. As estruturas já existentes do kartódromo serão adaptadas e integradas ao projeto.

O acesso ao novo CT será feito pela Rua Dona Iracema, que ganhará nova portaria. No local, também haverá uma via de acesso interno e estacionamento. O espaço será dividido, com parte do terreno reservada para uma futura área de lazer, com praças e ambiente de recreação.

A estrutura administrativa será composta por uma recepção de 48 m², com sala de estar, copa e vitrine para exposição de troféus, além de duas salas. No centro administrativo, serão construídos ainda dois vestiários, um almoxarifado e banheiros com acessibilidade, proporcionando melhor suporte a atletas e visitantes.

Um restaurante integrado à estrutura contará com seis áreas internas, incluindo vestiário e banheiros para funcionários, cozinha e área de atendimento. Uma varanda coberta possibilitará a disposição de mesas, proporcionando ambiente de convivência e lazer.

Almir Justino, Presidente do Vila Esporte Clube, afirmou que a expectativa é de que o Vila continue evoluindo ainda mais as categorias de base de futebol. Falcão disse que a estrutura pode ser tornar uma referência regional. Falcão afirmou que irá procurar um novo local para ser construída uma estrutura de kartódromo.

O recurso que será usado para custear as obras do novo centro de treinamento é referente a venda do Campo do Vila para o cantor Gusttavo Lima. Na época, o valor de R$ 7,5 milhões foi depositado em um fundo que está sendo gerido pela Administração Municipal. É também a Prefeitura que vai determinar o destino de restante dos recursos.