Aprender experimentando. Esta é a aposta da Secretaria Municipal de Educação de Patos de Minas para melhorar o ensino da disciplina de ciências. O órgão adquiriu a chamada “Experimentoteca”, uma espécie de laboratório portátil que pode ser levado para dentro da sala de aula e que poderá ser usado por todas as escolas. A Experimentoteca já está na sede da Secretaria Municipal de Educação.
Na manhã desta quinta-feira (17), os professores da disciplina participaram de uma oficina para assimilar as inúmeras formas de usar os equipamentos. A Experimentoteca é composta por 44 caixas de experimentos, complementadas por pastas e vídeos, que cobrem praticamente todo o conteúdo de Ciências do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
Os professores ficaram encantados com as inúmeras possibilidades de experiências que poderão ser feitas com os alunos. A Experimentoteca possibilita a realização de experimentos para o estudo do ar, água e solo, seres vivos, corpo humano, química e física. Além disso, o kit contem material didático tecnológico e paradidático complementar que vão auxiliar no aprendizado dos alunos.
A Experimentoteca já está à disposição dos professores. Assim como funciona em uma biblioteca, os professores deverão requisitar o material, usar em sala de aula e depois devolver para a Secretaria de Educação. Para a maioria das escolas que não dispõem de laboratórios, os equipamentos significam um grande avanço.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]