Os estudantes patenses do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio iniciaram na manhã desta quarta-feira (10) a realização das provas do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Em todo o Estado, mais de 760 mil alunos de escolas públicas estaduais e municipais participam do programa. Em Patos de Minas, o número de estudantes será divulgado após a avaliação.

A avaliação é censitária e monitora o desempenho dos alunos das escolas públicas de Minas Gerais nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Os testes são anuais e aplicados em todos os alunos das redes estadual e municipais nas escolas urbanas e rurais e identifica o nível de aprendizado de cada aluno. O intervalo entre a aplicação dos testes e o resultado possibilita ações de intervenção na aprendizagem.

Sistema Mineiro de Avaliação

O Proeb é um dos programas de avaliação do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), que constitui uma das principais políticas da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Além de apresentar o resultado dos alunos por escola, os dados coletados são um importante instrumento para a gestão do sistema público de educação do Estado por oferecerem um diagnóstico sistemático das redes estadual e municipais de ensino com informações para subsidiar a definição de políticas educacionais e o planejamento de suas ações.

O Simave é composto pelos programas de avaliação Proalfa e Proeb, ambos censitários. O Proalfa avalia grau de leitura das crianças do ciclo inicial de alfabetização. As avaliações são promovidas pela Secretaria de Estado de Educação e realizadas por instituições externas vinculadas à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).