Enquanto para muitos, astronomia e astronáutica é coisa de outro mundo, para estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) o assunto é motivo de vitória e orgulho. Discentes da instituição conquistaram diversas medalhas na 24ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na 15ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que este ano ocorreram, em partes, de forma virtual em função da pandemia da Covid-19. Quatro alunos de Patos de Minas conquistaram medalhas de ouro na OBA.

Sob a coordenação do Instituto de Física da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e com a realização de instituições brasileiras ligadas à área, as provas da OBA foram aplicadas nos dias 27 e 28 de maio, e a data limite para lançamento dos foguetes real ou virtual foi em 28 de maio, sendo 10 de junho a data limite para informar o alcance dos foguetes lançados.

O resultado final, publicado no último dia 30 na página do evento, mostrou a relevância do IFTM na temática, com 15 estudantes medalhistas: 9 na Olimpíada e 6 na Mostra de Foguetes.

Para André Grub, professor de Física do IFTM Campus Patos de Minas que acompanhou os discentes do referido campus nesse desafio, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica amplia e incentiva o conhecimento, o desenvolvimento de raciocínio lógico e de habilidades que vão além dos conteúdos das aulas regulares. “Normalmente, a prova da OBA apresenta problemas diferentes, que requer dos estudantes raciocínio abstrato e criativo. A partir do estudo para ela, o estudante pode aplicar e revisar vários conhecimentos que adquiriu durante a sua vida escolar”.

O professor também destacou a importância das conquistas da instituição na OBA 2021. “Ficamos muito felizes com o resultado dos estudantes do IFTM na OBA, em especial do Campus Patos de Minas, pois quatro discentes ganharam medalha de ouro. Considero esse número bastante significativo, pois mesmo não tendo aulas específicas de Astronomia e Astronáutica, obtiveram excelente desempenho. Resultados como esse mostram que a Educação Técnica Integrada ao Ensino Médio potencializa a capacidade de interpretação e resolução de problemas de diferentes naturezas”, reforçou André, que adiantou ainda que, para o 2° semestre de 2021, será desenvolvido no campus, projeto específico para o ensino de Astronomia e Astrofísica para quem sabe o IFTM conseguir ainda mais medalhas nas competições de 2022.

Thiago de Oliveira Galvão, estudante do 2º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Eletrotécnica do IFTM Campus Patos de Minas, foi um dos medalhistas de ouro da Olimpíada e relatou que o evento proporciona competição intelectual saudável. Expôs também o quanto o estudo da astronomia é envolvente. “A OBA é, certamente, uma das olimpíadas que mais prezam pelo desenvolvimento dos estudantes. Com lives frequentes do evento no YouTube e com o material disponível no site, não é difícil começar a estudar algo tão bonito como a astronomia, ficando assim mais fácil ainda se apaixonar por ela. A medalha ganha não é, nem perto disso, a melhor recompensa de todo o estudo, mas sim o próprio desenvolvimento pessoal. Nada se compara à sensação de que nos tornamos uma pessoa melhor do que fomos outrora”.

O estudante finalizou agradecendo todos os envolvidos na conquista e superação desse desafio. “Nesse sentido, gostaria de agradecer à minha escola, IFTM, especialmente ao meu professor de física, André Grub, e aos meus familiares por todo o incentivo dado durante esse momento tão enriquecedor”.

Maria Eduarda Silva Castro, estudante do 2º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração do IFTM Campus Patrocínio, foi uma das duas mulheres medalhistas do IFTM na OBA. Conquistou, além do ouro, a felicidade e a satisfação de participar de um evento dessa magnitude e com essa temática, já que a discente relatou querer seguir a área da Astronomia e Astronáutica em seu futuro profissional.

“Foi a primeira vez que eu participei da OBA e também foi a primeira vez que eu ganhei uma medalha em qualquer coisa na minha vida. Essa participação partiu de uma iniciativa minha mesmo, mas para isso, precisei e contei com o apoio da professora Regina, que dá aula de física no campus. Ela chegou a preparar materiais de estudo para mim e conversou até com outros estudantes para eles participarem também. É uma prova ‘puxadinha’. Estava com receio de não ir tão bem, mas só de fazê-la já é um privilégio, pois ela ensina muita coisa sobre essa área, a qual gosto muito e com a qual gostaria de trabalhar no futuro”, falou a estudante.

Maria Eduarda também abordou sobre a representatividade das mulheres no campo científico, destacando a necessidade de se avançar nesse aspecto. “Se formos ver, muita coisa já melhorou em relação ao passado, mas no campo das Ciências Exatas, por exemplo, ainda vemos predominância masculina. Eu mesma cresci, na escola, ouvindo falar muito mais de cientistas homens.  Porém, confesso que fiquei surpresa ao saber que sou uma de apenas duas medalhistas mulheres do IFTM na OBA, pois percebo que o pessoal do meu campus sempre tenta incentivar as meninas a fazerem todo tipo de coisa, o que acho muito legal”, comentou Castro.

A relação do estudante Otávio de Oliveira Silva, do 3º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Computação Gráfica do IFTM Campus Uberlândia Centro, com a OBA vem desde 2019, quando conquistou sua primeira medalha na competição. Nos anos seguintes, continuou se destacando, e conquistou mais premiações. Em 2021, trouxe mais uma medalha de prata para o IFTM, em uma demonstração de que é possível desenvolver gosto e habilidade por assuntos que antes não chamavam tanto a atenção por meio do apoio e incentivo de professores, conforme afirmou o discente.

“Dentro de nosso campus sempre fui muito incentivado a participar das competições, além de todo o suporte e disposição dos professores em ajudar. Inclusive, no meu primeiro ano, não via muito sentido em participar, já que não é uma matéria que me chamava atenção e nem tinha grande conhecimento, mas por incentivo da professora Samia Dantas, de Física, acabei fazendo e, supreendentemente e felizmente, conquistando a medalha”, apontou Otávio.

Medalhistas do IFTM na 24ª edição da OBAP

André Gonçalves Pinheiro – Ouro – IFTM Campus Patos de Minas

Henrique Lima Betti – Ouro – IFTM Campus Patos de Minas

Maria Eduarda Silva Castro – Ouro – IFTM Campus Patrocínio

Ruan Marra de Barros – Ouro – IFTM Campus Patos de Minas

Thiago de Oliveira Galvão – Ouro – IFTM Campus Patos de Minas

Leonardo Henrique Silva – Prata – IFTM Campus Ituiutaba

Otávio de Oliveira Silva – Prata – IFTM Campus Uberlândia Centro

Jhenniffer Caroline Nogueira de Jesus – Bronze – IFTM Campus Paracatu

Junio César de Oliveira Filho – Bronze – IFTM Campus Ituiutaba

Medalhistas do IFTM na 15ª edição da MOBFOG

Agnaldo Alves da Cruz Neto – Ouro no MOBFOG Real – IFTM Campus Ituiutaba

Daniel Cristiano Franco Silva – Ouro no MOBFOG Real e prata no MOBFOG Virtual – IFTM Campus Ituiutaba

Gabriel de Oliveira Arantes Marçal Soares – Ouro no MOBFOG Real e bronze no MOBFOG Virtual – IFTM Campus Ituiutaba

Íthalo Gomes Garcia Sousa – Ouro no MOBFOG Real – IFTM Campus Ituiutaba

João Lucas Oliveira de Souza – Ouro no MOBFOG Real – IFTM Campus Ituiutaba

Leonardo Henrique Silva – Bronze no MOBFOG Virtual – IFTM Campus Ituiutaba

Fonte: Relações Públicas IFTM