Na semana em que se comemorou a Consciência Negra, a Escola Estadual Abílio Caixeta apresentou os trabalhos desenvolvidos pelos alunos dentro do Projeto - Preconceito: um desrespeito às diferenças. De acordo com a professora de Sociologia, Sabrina Noronha, o resultado foi surpreendente. "Buscamos promover um espaço cultural para trabalhar expressões artísticas e históricas da cultura negra", comentou.

Segundo ela, as atividades foram realizadas com os alunos do 2º 4 matutino e contou com a participação também, da professora de História, Regina. Sabrina contou que foram feitas atividades variadas, visando ao aprendizado do exercício da cidadania e vivência dos valores livres da máscara do preconceito e, ainda, o resgate da cultura africana. "Esperamos que, com estas manifestações, o povo negro possa lutar por justiça, democracia e cidadania", enfatizou.

No dia 19, aconteceu a palestra com o professor Omar Gonçalves com o tema: "O olhar negro". No dia 20, a palestra foi com o Monsenhor Magno, sobre "A Religião e a Cultura Africana". No dia 21, aconteceu a Noite Artística com as apresentações de: Hip Hop - Academia Corpus; B-Boys - Kael, Higor e Luan; Slides - Pedro e Diego; Rap - DNA da Felicidade; Peças Teatrais "O Navio Negreiro" - apresentado por Rosiane e Leandro e A "Trajetória"; Poesia "Minha História", Patrícia Cruz e "A Mulher de 7 Metros" - Alunas do Curso Normal.