Estudantes do curso de medicina do Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM-, vinculados à Liga Acadêmica Interdisciplinar de Tratamento da Obesidade (LITO), desenvolveram, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto ‘’Educação Covid-19: uma ação social em prol da prevenção da infecção”. O trabalho, que ainda acontece, começou no dia 08 e vai até o dia 24 de setembro nas Escolas Municipais Norma Borges Beluco, Professor Jacques Corrêa e Maria Inês.

O projeto contou com realização de palestras educativas aos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e abrdou a prevenção e o cuidado relacionados à infecção causada pelo vírus Sars-CoV-2. A técnica correta de higienização das mãos, o uso adequado da máscara, a importância do distanciamento social, a suspensão das atividades presenciais em caso de sintomas e a valorização da vacinação de toda a população foram destacados pelos universitários.

De acordo com Carlos Eduardo Melo Soares, presidente da LITO, os 34 acadêmicos palestrantes, capacitados previamente por meio de um treinamento ministrado pela Dra. Karine Cristine de Almeida, doutora em imunologia, adotaram nas palestras uma didática dinâmica e interativa que promoveu uma participação e um envolvimento mais próximo dos alunos, potencializando o aprendizado.

Além disso, o projeto organizado pelos alunos Carlos Eduardo Melo Soares, Giovana Vilela Rocha, Lucas Barros Moreira e Nathalia Moreira Pereira, contou com a colaboração dos orientadores da liga (LITO), Dra. Juliana Gouveia Reis e Dr. Édson Antonacci, no apoio e na organização das ações. Participaram também do projeto o Sindicato dos Comerciantes de Patos de Minas (Sindcomércio) com a disponibilização de panfletos informativos aproveitados do projeto “Patos pela Vida”, e a Associação Médica Regional de Patos de Minas com a doação de máscaras cirúrgicas e de frascos de álcool em gel antisséptico.

Dessa forma, foram confeccionados e doados às escolas participantes 750 kits preventivos, contendo um panfleto informativo, uma unidade de máscara cirúrgica e um frasco de álcool em gel antisséptico. Essas ações objetivaram impedir a transmissão viral no município com o retorno das atividades escolares, tão importantes para a sociedade.