Foram entregues na tarde desta segunda-feira (03) os certificados para os primeiros formandos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) que teve incluso Educação Financeira por meio do programa da Polícia Militar. A primeira turma que recebeu os certificados foi o 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Eustáquio José, do distrito de Alagoas.
A próximas turmas que irão receber os certificados são as das Escolas Estaduais Arlindo Porto e Major Mota, na quarta feira (5). O principal objetivo do PROERD é educar crianças e adolescentes sobre os perigos do uso de drogas e da violência, promovendo uma cultura de paz e respeito. O programa, que é realizado em parceria com as escolas locais, este ano teve três grandes novidades: expansão para as escolas rurais, expansão para o Ensino Médio e acréscimo da Educação Financeira.
A parceria do PROERD com o Sicoob Credicopa se deu por meio da Coleção Financinhas do Instituto Sicoob que promove a educação financeira com uma linguagem lúdica ao mostrar situações do cotidiano que crianças e jovens podem vivenciar. Os livros da Coleção são utilizados durante as aulas e os instrutores intensificam a importância que o cuidado com as finanças tem e no impacto que pode gerar no futuro de cada um.
O Sicoob Credicopa promoveu momentos de palestras e dinâmicas com os estudantes a fim de firmar a importância da educação financeira e cooperativista. Essas atividades irão ajudar os jovens a tomarem decisões mais informadas e conscientes sobre o dinheiro e incentivar a colaboração e a solidariedade, que são essenciais para o desenvolvimento das comunidades.
Ao todo, a primeira turma formou 60 alunos. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades locais. Logo após, os militares apresentaram, para os alunos, o trabalho da Polícia Militar, por meio de uma exposição em frente ao Sicoob Credicopa. Foram mostrados alguns instrumentos de uso da Polícia Militar além da frota. Os estudantes ficaram encantados com o Thor, cão farejador da ROCCA, que divertiu os adolescentes e pediu carinho aos alunos.