Os estudantes aprendem de forma divertida.

Um projeto desenvolvido por estudantes e professores da UFU de Patos de Minas está permitindo que alunos do ensino médio aprendam programação de computador brincando. A iniciativa entrou na segunda fase e deverá atender 80 estudantes que terão a missão de repassar os conhecimentos adquiridos para os colegas. O projeto será encerrado com uma batalha entre robôs virtuais que serão criados pelos próprios alunos.

O projeto “Robocode: Aprendendo algoritmos e Linguagem Java de Forma Rápida e Divertida é coordenado pelo professor Laurence Amaral. Ele explica que esta metodologia de ensino estimulará o senso investigativo dos alunos envolvidos, promovendo um contato mais precoce com a linguagem de programação Java, estimulando assim o raciocínio lógico dos alunos, de forma rápida e divertida.

O projeto começou com cinco estudantes da UFU-Patos de Minas e com dois alunos da Estadual Marcolino de Barros. Eles foram selecionados com a condição de escolher outros estudantes do ensino médio para participarem das atividades.  O resultado foi além do esperado. Ao chegar à segunda fase, o projeto atenderá 80 estudantes de duas escolas.

Os alunos selecionados iniciaram as oficinas esta semana. Eles terão pouco mais de um mês para se ambientarem com os algoritmos e linguagens de programação. Isso por que eles terão que criar robôs virtuais para participarem de uma grande competição. A disputa vai acontecer nos dias 14 e 15 de dezembro. Os estudantes estão entusiasmados.

Autor: Maurício Rocha