A Farmácia Municipal Mário Cordeiro passou por obras de intervenções e já está disponível para quem deseja buscar medicamentos. Com o investimento de mais de R$100 mil, o local recebeu melhorias significativas.
Na parte estrutural do imóvel, foram realizadas a pintura de todos os ambientes, readequação dos espaços, construção de novos guichês de atendimento, com vidros de proteção e balcão de mármore e adequação das instalações elétricas e hidrossanitárias. Para esses serviços, foram investidos cerca de R$ 100 mil.
Outros investimentos foram feitos em mobiliários, como novas longarinas para acomodar os usuários e duas modernas geladeiras para conservar os produtos. Houve ainda a instalação de ar-condicionado e de armários mais apropriados para armazenar os itens, facilitando a movimentação deles e a guarda efetiva dos medicamentos específicos.
A Farmácia Municipal dispõe de 124 tipos de medicamentos, e todos os itens padronizados no Componente Básico da Assistência Farmacêutica estão disponíveis no setor. O acesso aos produtos ocorre com a apresentação do receituário do SUS e documento pessoal com foto, e a retirada pode ser feita nos dias úteis das 7h às 18h. Os medicamentos disponíveis estão no site: farmacia.patosdeminas.mg.gov.br .
A farmácia central realizou 28.348 atendimentos de janeiro até o último dia 17 de abril, totalizando mais de quatro milhões de itens dispensados. Esse número é ainda maior quando somado o trabalho da Farmácia no Bairro, van itinerante que a cada dia útil disponibiliza medicamentos e insumos em uma região da cidade. A farmácia móvel, inclusive, teve o seu horário de funcionamento estendido e agora atende das 7h30 às 11h e das 13h às 16h.
Um novo programa anunciado que amplia a disponibilização de medicamentos é o Farmácia de Minas, no qual as Unidades de Saúde da Família (USF), Nova Floresta, Lagoa Grande, Padre Eustáquio e Sebastião Amorim, terão disponíveis, de segunda à sexta-feira, os mesmos medicamentos que já existentes na Farmácia Municipal. O programa Farmácia de Minas irá começar no mês de maio.