O serviço de telemarketing, muitas vezes operado por robôs, incomodam muita gente. As ligações ocorrem em diferentes horas do dia, com ofertas de produtos e serviços que nem sempre estão nos planos do consumidor. A boa notícia é que existe ferramenta gratuita para interromper as ligações de telemarketing.

O site www.nãomeperturbe.com.br permite que o consumidor faça o bloqueio de ligações realizadas pelas empresas de Telecomunicações participantes que ofertam seus serviços através de telemarketing ativo e pelos Bancos participantes referente às ofertas de empréstimo consignado e cartão de crédito consignado.

Para as empresas não participantes do serviço Não Me Perturbe, o consumidor deve efetuar o bloqueio diretamente no seu celular através da agenda ou aplicativo específico de sua preferência.

Recentemente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) implantou a obrigatoriedade do prefixo 0303 para todas as chamadas de telemarketing. Desta forma, antes de atender qualquer ligação, tente reparar se o número possui o início em 0303.

O consumidor pode denunciar o telemarketing abusivo através do site www.denuncia-telemarketing.mj.gov.br . A pessoa deve informar se tem relação com a empresa e se foi dada permissão para oferecerem produtos e serviços. Há espaço ainda para informar dados, como a data e o número que fez a chamadas.