O vazamento em uma rede de esgoto provocou poluição em uma das lagoas no Parque do Mocambo, no bairro Jardim Paraíso, em Patos de Minas. O vazamento aconteceu em uma rede localizada na esquina da rua Joaquim Guimarães Maia, com a rua João Pereira da Silva, na lateral do parque. O forte odor provocou transtornos para pedestres e moradores vizinhos.

O ambientalista e membro do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA), Ivanildo Alves Zica, gravou um vídeo e mostrou a situação do local. Ivanildo afirmou que a situação é recorrente e cobrou intervenção rápida da COPASA. O vazamento provocou um forte odor e causou transtornos nos moradores vizinhos e pedestres, que utilizam o local para fazer caminhadas.

O esgoto escorreu da entrada da rede até uma boca de lobo que leva até uma das lagoas do Parque Municipal do Mocambo. Por meio do vídeo, foi possível ver que a água apresentou uma coloração esverdeada, mostrando a poluição no local. O ambientalista afirmou que irá levar a denúncia até o CODEMA e a Diretoria de Meio Ambiente.

O Patos Hoje entrou em contato com a COPASA que se pronunciou por meio da seguinte nota:

“A Copasa informa que o extravasamento de esgoto na rua Joaquim Guimarães Maia, em Patos de Minas, é decorrente do entupimento da rede. Técnicos da Companhia já foram acionados, e a situação será corrigida ainda nesta terça-feira (22/10).

Para evitar a reincidência do caso, a empresa orienta a utilizar corretamente o sistema de esgotamento sanitário, não canalizando a água da chuva para os canos de esgoto; não lançando lixo nos vasos sanitários; e não descartando comida, óleo e outros tipos de gordura nos ralos das pias. ”