Mais de 100 escoteiros de diversas regiões do Estado participaram do Mutirão Regional Pioneiro – MutiPio 2022 – neste final de semana em Patos de Minas. Os pioneiros são jovens escoteiros de 18 a 21 anos e o mutirão é realizado para que eles aprimorem as características coletivas e pessoais através de atividades com a sociedade.

Este ano, a proposta do MutiPio foi de estreitar ainda mais as vivências através de atividades de envolvimento comunitário e sociais, além de atividades que proporcionaram o autoconhecimento destes jovens. A programação foi dividida entre atividades comunitárias e atividades culturais e quem saiu ganhando foi a comunidade patense.

Na Casa das Meninas, os escoteiros fizeram um mutirão de limpeza, atividades recreativas e oficina de artesanato. Também foram desenvolvidas atividades com as idosas internas, que receberam cuidados especiais. No Amparo Maternal, os escoteiros fizeram pintura em salas, deixando o ambiente mais agradável para as crianças.

E teve ação também na Apae, onde os escoteiros construíram uma horta para ajudar na alimentação dos alunos, e no Mocambo, onde os participantes fizeram plantio de muda e fizeram atividades culturais.

O Mutirão MutPio 2022 terminou no domingo (25) com a eleição dos novos líderes que vão coordenador o movimento escoteiro no ano que vem. Para os organizadores, o encontro cumpriu o tema proposto, que foi reestabelecer uma volta às origens, envolvendo escotismo e comunidade.