As Escolas “Municipal José Paulo de Amorim” e “Estadual Professor Manoel Lopes Nogueira”, no distrito de Pindaíbas, em Patos de Minas, promoveram neste sábado (14) uma palestra sobre as inovações no mercado de trabalho. Os palestrantes revelaram aos alunos e pais os segredos para se conquistar uma vaga no concorrido mercado de trabalho moderno.

Edson Pires Viana Filho, gerente bancário em Patos de Minas, e Carlos Eduardo Simão, líder de uma grande empresa de tecnologia no agronegócio, palestraram por cerca de 1h30. Sendo ex-alunos das escolas, eles destacaram toda a trajetória deles passando por estágios até chegarem aos postos de sucesso que ocupam. De origem humilde, eles cativaram alunos, pais e professores.

Sendo amigos por anos, Edson, formado em ciências contábeis, e Carlos, em sistema de informação, ambos pelo Centro Universitário de Patos de Minas, se revezaram nas explicações. Eles destacaram que o profissional que busca uma vaga no mercado de trabalho precisa alinhar a postura, ter habilidade na comunicação, coerência sobre competências e habilidades, firmeza, disponibilidade e entre outras características.

Edson citou, por exemplo, a primeira oportunidade que teve para gerenciar uma instituição financeira, mas em Paracatu. Ele ressaltou que não foi fácil, houve descontentamento, mas conseguiu desempenhar bem seu papel e retornou. Já Carlos mencionou que, no início, desistiu de um trabalho com remuneração mais duas vezes maior, simplesmente para garantir um melhor aprendizado. “Muitas vezes, as empresas querem que você seja engajado”, disseram.

Durante a palestra, os jovens de fala fácil e objetiva mostraram como deve ser confeccionado um currículo e a maneira de se portar durante a entrevista de emprego. Mostrando sempre que a dedicação e o capricho precisam ser contínuos, desde a época de escola, eles alertaram que a garantia do sucesso é o trabalho. “Quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho”, citou Edson, durante a palestra, o filósofo moderno Leandro Karnal.

Ao final, os diretores das escolas parabenizaram pelas palavras e agradeceram por mostrarem que é preciso se engajar naquilo que se faz, desde os estudos de cada dia até no cumprimento de regras básicas dentro das escolas. Eles ressaltaram também que o trabalho do estudante é estudar, por isso devem focar nessa fase para não perderem as oportunidades. Um delicioso almoço foi servido para todos.