A Escola Estadual Professor Antônio Dias Maciel, o Normal de Patos de Minas, concluiu nesta semana um projeto que vai ficar marcado na memória de alunos, professores e pais. Com o Teatro Municipal lotado, os estudantes fizeram uma releitura de um século da Semana de Arte Moderna de 1922. Foram diversas apresentações que encheram os olhos dos expectadores.

O Diretor do Normal, Márcio Milano, abriu o evento. Em seguida, vieram as apresentações que ficaram a cargo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da escola. Os organizadores destacaram que a Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, é um importante referencial para reflexões estéticas e para a crítica de arte do país. “Essa manifestação é potencializada pelo contexto em que ocorre: as comemorações do Centenário da Independência do Brasil incentivam um grupo inquieto diante das possibilidades de traçar um perfil mais livre, com a quebra de modelos que impedem a renovação da criatividade artística. As ideias começam a tomar corpo em busca da revolução. Para representar e homenagear a Semana de Arte Moderna, iremos apresentar releituras de obras importantes para esse marco da cultura nacional.”, explicaram.

O evento de arte moderna foi um divisor de águas na cultura brasileira, provocando transformações em nosso país e rompendo com a cultura estrangeira. Os alunos do primeiro ano da professora Diana apresentaram as riquezas do país verde-amarelo com amor música “O Girassol”. A poesia também se fez presente, para representar essa arte. As alunas Rafaela e Mariana, do 3° ano da professora Aline Derkiane, recitaram o poema “A semana de Arte de 1922.

Para representar a força do nosso país, os alunos do 2° ano da professora Patrícia Miranda apresentaram a música “Amor de índio”. Os alunos do 4º Ano da Professora Cremilda apresentaram releituras do artista plástico Vicente do Rego Monteiro e também um número musical do Carlinhos Brown Paxoá e Paramim. Também participaram do projeto o supervisor Giordano Bruno, os vice-diretores Danilo, Eunice e Luciana, e os professores Altair, Fernanda, Jamili, Riva Vaz e Elisa Melo. O poeta brasileiro Manoel Bandeira, um grande nome do período foi homenageado pelos alunos do ciclo inicial de alfabetização da escola Normal com a declamação do poema “Café com pão”.

Os estudantes do ciclo inicial de alfabetização da escola Normal agradeceram a todos os presentes, funcionários, alunos e colaboradores, além dos artistas que tornaram a herança o bem maior da cultura do país. O evento foi encerrado ao som das melodias de Heitor Villa Lobos, para apreciarem as releituras feitas pelos alunos com o auxílio das respectivas professoras.