A pandemia de coronavírus alterou os mais diversos setores da sociedade e, com a educação não foi diferente. O ensino passou do presencial para o virtual nestes mais de 16 meses de luta contra esse inimigo invisível. O vírus ainda continua circulando, mas agora as escolas já estão mais preparadas para receber os alunos. A Escola Municipal José Paulo de Amorim, no distrito de Pindaíbas, é uma das diversas instituições que vêm se preparando para começar a receber os estudantes na próxima semana.

Para que os protocolos sejam seguidos à risca, garantindo a segurança de todos, os servidores da escola receberam nesta terça a palestrante Dayane Regina Ribeiro Lacerda, técnica em segurança do trabalho. Com diversos cursos e experiência de 10 anos, Dayane reforçou as medidas que devem ser adotadas para se cumprir os protocolos e com isso garantir a segurança na volta às aulas. Do simples colocar de máscara à forma de se comportar no espaço escolar foi orientado pela servidora.

Ela ressaltou uma situação importante que todos devem refletir e não relaxar. Mesmo estando já vacinados, todos devem se preocupar em adotar as medidas de distanciamento, higienização das mãos e dos ambientes e uso de máscara. De acordo com Dayane, cada organismo reage de forma diferente, por isso não é possível garantir a imunização. “Se ficarmos focados só na doença, podemos sim nos adoecer. O certo é se concentrar em cumprir todas as medidas para que tenhamos um ambiente mais seguro possível”, destacou.

E os preparativos para a volta às aulas presenciais na Escola Municipal José Paulo de Amorim não param por aí. Como vem acontecendo nas escolas municipais, houve adaptações e reforma na última semana. Pintura nova nas salas, quadros brancos substituíram os quadros negros, os alunos vão ganhar escaninhos e novos pontos de tomada vão facilitar a conexão de equipamentos tecnológicos. Cartazes, demarcações e dispensers de álcool em gel também foram espalhados pelas instituições.

A volta às aulas presenciais em todas as Escolas Municipais de Patos de Minas acontece na próxima semana com os alunos da Educação Infantil. Na semana seguinte, será a vez dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. E por fim, na 4ª semana de agosto, a volta às aulas dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. As aulas presenciais continuam sendo facultativas e, os pais que optarem pelo ensino remoto poderão escolhê-lo. Os servidores estão sendo capacitados para atender as diversas modalidades de ensino.