A Escola Municipal Maria Inez Rubinger de Queiroz, em Patos de Minas, está desenvolvendo um projeto considerado muito positivo para o desenvolvimento dos estudantes. Ao invés de os alunos ficarem correndo durante o intervalo, correndo riscos de se machucarem, eles estão tendo atividades que estimulam a aprendizagem, sem tirar a ludicidade.

O projeto, intitulado de Recreio Dirigido, é desenvolvido pela Professora Débora Lima Carvalho, juntamente com a Supervisora Elisângela e a Diretora Elenir Abadia Amorim. O objetivo é transformar o recreio em um momento de aprendizagem, contribuindo assim para evitar acidentes e melhorar a disciplina em sala de aula, além da diversão e a ludicidade. “As crianças corriam, machucavam e chegavam agitadas em sala de aula”, informou a professora.

Ela explicou que o Recreio Dirigido visa estimular o lado lúdico dos alunos por meio de jogos e brincadeiras. “Eles confeccionam jogos e resgatam o nosso folclore brasileiro com materiais reciclados: dama, jogo da velha, uno, peão, ludo, pular corda, elástico, vai e vem, quebra cabeças, aviãozinho”, disse.

Os estudantes também podem conviver com as novidades e os personagens preferidos das crianças como a Wandinha e a Mãozinha, Heróis, Minicraft, Pocoyo, Princesas, Minions e outros personagens infantis. “O jogo bottle Jump (desafio da garrafa/jogo da velha) é o mais procurado, sendo um sucesso na internet”, contou.

De acordo com a direção e supervisão, o projeto que deve continuar acontecendo na escola tem proporcionado momentos lúdicos e pedagógicos que desenvolvem os aspectos psicomotores, cognitivos, afetivos sociais, interação, respeito à fila, aprender a seguir as ordens e regras através da ludicidade que possibilita vivenciar os valores humanos, como: solidariedade, respeito, cooperação e amizade.