Escola Estadual Professor Zama Maciel.

O ensino em período integral já é realidade em uma escola pública de Patos de Minas. A Escola Estadual Professor Zama Maciel irá oferecer, além das matérias básicas do ensino médio, cursos técnicos e profissionalizantes. Nossa reportagem esteve na unidade de ensino e conversou com os professores que se mostraram bastante otimistas com a novidade. Eles ainda lembraram que as matrículas já estão abertas.

De acordo com a Professora Ana Maria Sousa, a escola Estadual Zama Maciel é a única a oferecer cursos de Técnico em Eletroeletrônica durante o período integral. Segundo ela, a escola começou a oferecer o ensino em tempo integral no início do ano, mas em razão da pandemia, os ensinos continuaram só que de forma remota. Ela ainda disse que, o projeto é maravilhoso e irá abranger apenas alunos do ensino médio que também poderão escolher uma matéria específica e que tenham mais identificação.

Segundo Ana Maria, o ensino em tempo integral irá proporcionar aos alunos uma melhor vivência de mundo e também um curso profissionalizante para que eles fiquem aptos ao mercado de trabalho. “Nossa escola irá oferecer o que há de melhor para que nosso aluno seja inserido com excelência no mercado de trabalho e também que ele aprenda as vivências do dia a dia com grupos protagonistas de música, dança entre outros.

De acordo com o professor Omar Gonçalves, a escola Zama Maciel é uma referência no ensino em Patos de Minas e sempre foi modelo para outras instituições de ensino. O professor disse que a escola sempre foi pioneira e piloto em novas modalidades na cidade e dessa vez não foi diferente. O ensino técnico integral promete ser uma tendência em Patos de Minas e a escola Zama Maciel está saindo na frente mais uma vez.

Omar disse que os alunos irão chegar à escola pela manhã e terão disciplinas do tempo integral e técnico mescladas com as do ensino básico. “A escola irá oferecer um almoço balanceado para os alunos e na parte da tarde participarão de mais aulas do ensino integral e técnico” disse ele. Ele ressaltou a importância do ensino integral para o cotidiano e a formação dos alunos além de lembrar os prazos para o cadastramento escolar. “O cadastramento já está podendo ser feito pelo site do cadastro escolar do dia 16 de novembro ao dia 11 de dezembro”.

Os pais que desejam realizar o cadastramento escolar dos seus filhos, devem realiza-lo no site cadastroescolar.educação.mg.gov.br. Os documentos necessários são:

Certidão de Nascimento do aluno
Identidade do aluno
CPF do aluno
Comprovante de endereço
Identidade do responsável
Declaração escolar