
O ensino em período integral já é realidade em uma escola pública de Patos de Minas. A Escola Estadual Professor Zama Maciel irá oferecer, além das matérias básicas do ensino médio, cursos técnicos e profissionalizantes. Nossa reportagem esteve na unidade de ensino e conversou com os professores que se mostraram bastante otimistas com a novidade. Eles ainda lembraram que as matrículas já estão abertas.
De acordo com a Professora Ana Maria Sousa, a escola Estadual Zama Maciel é a única a oferecer cursos de Técnico em Eletroeletrônica durante o período integral. Segundo ela, a escola começou a oferecer o ensino em tempo integral no início do ano, mas em razão da pandemia, os ensinos continuaram só que de forma remota. Ela ainda disse que, o projeto é maravilhoso e irá abranger apenas alunos do ensino médio que também poderão escolher uma matéria específica e que tenham mais identificação.
Segundo Ana Maria, o ensino em tempo integral irá proporcionar aos alunos uma melhor vivência de mundo e também um curso profissionalizante para que eles fiquem aptos ao mercado de trabalho. “Nossa escola irá oferecer o que há de melhor para que nosso aluno seja inserido com excelência no mercado de trabalho e também que ele aprenda as vivências do dia a dia com grupos protagonistas de música, dança entre outros.
De acordo com o professor Omar Gonçalves, a escola Zama Maciel é uma referência no ensino em Patos de Minas e sempre foi modelo para outras instituições de ensino. O professor disse que a escola sempre foi pioneira e piloto em novas modalidades na cidade e dessa vez não foi diferente. O ensino técnico integral promete ser uma tendência em Patos de Minas e a escola Zama Maciel está saindo na frente mais uma vez.
Omar disse que os alunos irão chegar à escola pela manhã e terão disciplinas do tempo integral e técnico mescladas com as do ensino básico. “A escola irá oferecer um almoço balanceado para os alunos e na parte da tarde participarão de mais aulas do ensino integral e técnico” disse ele. Ele ressaltou a importância do ensino integral para o cotidiano e a formação dos alunos além de lembrar os prazos para o cadastramento escolar. “O cadastramento já está podendo ser feito pelo site do cadastro escolar do dia 16 de novembro ao dia 11 de dezembro”.
Os pais que desejam realizar o cadastramento escolar dos seus filhos, devem realiza-lo no site cadastroescolar.educação.mg.gov.br. Os documentos necessários são:
Certidão de Nascimento do aluno
Identidade do aluno
CPF do aluno
Comprovante de endereço
Identidade do responsável
Declaração escolar
Luiz Marques
22/12/2022 18:18Estudei no estadual 1974 até 1979. Tenho muito orgulho e também saudades. Estudei com os melhores professores . Aprendi muitas coisas boas. Consegui ser aprovado no ITA . Meus professores eram Prof Renê De Deus Vieira Física. Prof Laumar matemática. Prof Delmar biologia. Prof Djalma química. Prof Oliveira Melo português. Prof Elvira Porto história.
Beto Fuscão
25/11/2020 21:25Matemática era um caso serio. Com o prof. René.
joão de barro
25/11/2020 21:25Cara li o seu comentário agora e passou um filme na minha cabeça. Enchi os zóio dágua só em lembrar! Ah, e Como eu lembro sim da prof. Ana Maria falando 'né? kkk, e ela era assim mesma, ia dar aula toda chique. Ela era uma madame mesmo, ia sempre dar aula com cabelo arrumado e o rosto maquiado. hehehee, parecia que tava ido pra uma festa, hahaha. É uma pena o Brito ter falecido, não fiquei sabendo. Mas daquela época eu acho que já morreu sim muitos professores e funcionários do Estadual. Lembrei tb da dona Maurícia, de matémática, eu só tirei notas boas com essa dona Maurícia. Lembro tb do professor Aluísio de ciências. Tinha uma professora tb que se chamava Sheila. O marido dela faleceu nessa época e a escola toda ficou triste junto com ela, tadinha. Eta época boa viu. Depóis Saí do Estadual na oitava série e fui terminar o segundo grau lá no Polivalente. Formei em Técnico em Contabilidade no ano de 1995. Lá no Polivalente tb foi uma época de ouro. A gente tinha prazer em ir pra escola estudar. O trem era muito bom. Saudades viu... ficou só na saudade!
De Ex Aluno para João de Barro
25/11/2020 15:10O nome dela era Áurea? Pensei que era Olga, mas enfim ... eu não passei por esse aperto da tabuada amigo, mas imagino que devia ser tenso rsrs Eu tive uma professora que me dava calafrios também, mas foi mais pra frente, estudei lá muitos anos, era professora de biologia (se não me engano). Sobre as voltas na lagoa eu não conseguia nem em 15 minutos kkkk Um dia o Piau chegou de me perguntar: "Você tem micróbios? que que é eim?" kkkkk imagina isso nessa atual era em que não pode dizer nada, no nosso tempo era motivo pra dar boas risadas kkkk Eu fui aluno do Brito também, e em algum ano que estudei lá ele foi diretor ou vice diretor algo assim, eu tive notícia que ele morreu, não sei se é verdade. Quando eu entrei em 1998 era também a dona Angela a diretora, a vice eu esqueci o nome dela. A Ana Maria de Português se for a mesma que estou pensando, era a professora mais chic do colégio, quando ela entrava na sala pra dar aula parecia que ela estava chegando da Europa kkkk Ela tinha uma mania de dizer "né?" Dona Tamira não sei quem é rs. Olha, eu te confesso que eu ia correndo pra cantina, sempre gostei do almoço do colégio, mas quando era sopa eu voltava para o pátio contrariado, nunca gostei de sopa, gostava mesmo era de carne, couve, feijão, arroz ... hum ... terceiro horário era difícil segurar a fome, após o recreio no quarto horário era difícil segurar o sono kkkk
André
25/11/2020 15:10Você é uma pessoa negativa de mais .Não apoia , só critica . Com cidadãos iguais a você o município não prospera Porque só sabe criticar ao invés de ser útil , vai fiscalizar e apoiar.
joão de barro
25/11/2020 15:10Sô, sou da época que no último ano, a gente pegava assinaturas e declarações dos colegas na camiseta de uniforme. Era uma lembrança muito boa. Sem falar em quebrar ovos e jogar farinha na cabeça dos alunos aprovados no último dia de aula, sô, isso era bão demais da conta sô! Hoje em dia nem sei se tem mais esses quebra ovos no último dia de provas, hehehe. Será que ainda tem isso, Omar? (Omar foi meu colega de sala de quinta a oitava série no Zama*)
Lo
25/11/2020 15:10Tem sim. Pois contratam profissionais que tem formação nas áreas.
Tempo de escola
25/11/2020 15:10Sempre ouvi que sentiria saudade da escola, e essa fala se tornou verdade. Saudades do ZAMA, saudade em que a única preocupação era se fazer o dever de casa ou completar o caderno para receber o visto. Saudades dos Trotes do terceirão. Hoje os adolescente não sabem aproveitar. Época boa, carregada de saudades. :heart:
joão de barro
25/11/2020 15:10Cara, também estudei no ESTADUAL, só que foi antes de você. Também lembro da dona Áurea, profra. de matemática. Ela fazia prova oral, sô do céu, pensa num cabuquim que tremia as pernas em ir lá na frente responder a tabuada pra ela? kkkk. Ah credo! Até hj esse nome me dá calafrios, kkk. Ed. Física foi com o Piau tb, só que a gente dava 3 voltas na lagoa em 12 min. Tinha nada de 15 min. não. Tinha o Brito de História. D. Betânia de Portugues. Dona Ana Maria tb de portugues. A dona Angela era a diretora e qdo ela chegava na sala a gente tinha que ficar de pé, em respeito a ela. Sem falar da 'sopa' de todos os dias que além de ser uma disputa pra você ser o primeiro da fila, a 'sopa' era tb uma delícia. Ohhh saudades viu. Ah, e a Dona Tamira? Ficava andando nos corredores pra colocar a gente pra dentro da sala. Uma vez ela tomou uma bolinha minha e nunca mais devolveu, aff.
José Wilson
25/11/2020 15:10Isso é mais do mesmo! O Estado não tem professores da carreira técnica e profissionalizante para implantar o que está dizendo. Além disso trabalha sempre na lógica da contratação, o que não segura e nem constrói equipes de trabalho. Curso técnico requer aulas práticas em laboratórios e equipamentos atualizados e não estou falando só de sala de informática. Me fez lembrar o que o Anastasia implantou em seu último ano de governo e que não funcionou já que só existia uma vontade... Patos merece uma mobilização para levar um modelo do tipo CEFET ou hoje IFMG , que são tradicionalmente cursos técnicos de qualidade e mantidos com recursos federais...
Outro ex aluno
25/11/2020 15:10Estudei nesta escola de 2013 a 2015 e fico feliz em saber da proposta da secretaria foi justamente pra escola que eu formei. Justamente numa área que eu gosto ligada a tecnologia, informática e eletroeletrônica. Eu tenho convicção que irá sair ótimos profissionais através desta ótima iniciativa. :)
Ex aluno
25/11/2020 15:10Parabéns !! Tenho saudade da Escola Estadual Zama Maciel, mais conhecida como "Estadual" boas lembranças a partir do ano 1998 na quinta série, o uniforme ainda era aquele cinza com duas faixas azul que descia dos ombros às axilas, o ZM grande azul no peito. A fanfarra com o Hebinho, Fláusio, as aulas de educação física com o Piau, três voltas na lagoa em 15 min. Dona Joanita de matemática gritando "O miniiiiino" kkkkk Dona Olga de matemática (sexta série), Aurora de Religião, Elaine de história, e tantas outras, se for citar nomes acaba fazendo injustiça, a biblioteca e os livros da coleção vaga-lume, enfim ... muita saudade, mais uma vez parabéns ao Zama. :clap: :clap: :clap: