A equipe representante da Unidade da UFU de Patos de Minas fez bonito na terceira edição do Torneio de Robótica da Universidade Federal de Uberlândia. A equipe P.Teleco apresentou um protótipo com sensor de reflexo e alcançou a sétima colocação. A competição reuniu equipes formadas por estudantes e professores de diferentes universidades do país.

A equipe P.Teleco é formada pelos estudantes do curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações da UFU/Patos de Minas Afonso Pujoni, Rodrigo Romão e Gustavo Albernaz e tem a coordenação do professor Laurence Rodrigues do Amaral. Eles passaram seis meses trabalhando na construção do robô que ganhou o nome de Conde Duckula.

O robô foi construído a partir de pequenas peças e sensores retirados de outros equipamentos. A bateria de um notebook é que foi utilizada para fornecer energia para o funcionamento do protótipo. O equipamento funciona através de infravermelho, em um sistema que reconhece as cores para trafegar.

Durante o torneio de robótica, os jurados avaliaram a criatividade das equipes e a capacidade dos protótipos desenvolvidos. A equipe P.Teleco da UFU Patos de Minas conquistou a sétima posição, resultado que foi considerado positivo tendo em vista o grande número de competidores, inclusive de outros Estados.

O Torneio de Robótica realizado pela Universidade Federal de Uberlândia tem o objetivo de promover o desenvolvimento de equipamentos e novas tecnologias que atendam as necessidades de automação e controle para o benefício da população.

Autor: Maurício Rocha