A Prefeitura de Patos de Minas iniciou na manhã desta quarta-feira (09) a vacinação do grupo dos professores contra a Covid-19. Uma fila enorme se formou na praça do Projeto Saci, onde ocorre a imunização. O que chamou a atenção, no entanto, foi o entusiasmo e a esperança demonstrados pelas pessoas que aguardavam pela vacina.

Professor de música de uma Escola de Educação Infantil e cantor, Bruno Oliveira, não escondeu a emoção. Ele disse que aguardava ansiosamente por este momento. A Claudia também se mostrou emocionada. Ela disse que estava aguardando ansiosamente pela vacina e que espera que todas as pessoas tenham esta mesma oportunidade. A Lucimar Araújo lembrou a luta da categoria para ter acesso às vacinas.

A enorme fila não tirou o ânimo dos professores. Alguns levaram banquinhos para suportar o tempo de espera. Mas nem foi tão demorado assim. Com uma equipe reforçada, a Secretaria Municipal de Saúde montou um plano de atendimento, que incluía o controle da fila, conferência dos documentos e a aplicação das vacinas.

Lea Poliane Silva é a enfermeira coordenadora da vacinação. Ela disse que todo o planejamento foi feito para vacinar de forma mais ágil os professores, com as pessoas de nomes iniciados de A a L sendo atendidas de manhã e de M a Z na parte da tarde. A vacinação ocorre somente no Projeto Saci e pelo sistema convencional.

Os professores devem levar documento pessoal e comprovante de vínculo ativo com a escola (carteira de trabalho, contracheque/holerite), preferencialmente acompanhado de crachá. Lea explicou que os documentos devem ser impressos. Foto no celular ou por meio digital não tem validade.

Amanhã, a Prefeitura realiza a vacinação dos professores do ensino fundamental em Patos de Minas.