Um entupimento na rede de esgoto obrigou a Copasa a realizar uma intervenção de maior complexidade na Rua Ataualpa Dias Maciel, no bairro Rosário, em Patos de Minas. Para solucionar o problema, foi necessário abrir uma grande vala e substituir um trecho da tubulação.

Segundo a Copasa, a manutenção foi concluída nesta segunda-feira (31). Durante o atendimento inicial a um vazamento, as equipes identificaram uma obstrução crônica na rede, além de danos nas tubulações. Por isso, foi necessária a substituição do trecho por novas manilhas, de maior resistência.

A profundidade e a extensão da vala chamaram a atenção de quem passou pelo local. De acordo com a companhia, a escavação foi necessária para garantir o escoramento adequado do solo, a segurança dos trabalhadores e permitir a instalação e o correto alinhamento da nova tubulação.

Com a substituição da tubulação e o desentupimento da rede concluídos, as equipes trabalham agora no reaterro da vala e na recomposição do pavimento da via.

A Copasa vem fazendo campanhas para que a população não descarte lixo e outros materiais na rede de esgoto. Entre os principais causadores de entupimentos estão cabelos, fio dental, absorventes, tecidos, plásticos e outros objetos que acabam sendo levados para as tubulações.

A orientação é que esses materiais sejam descartados no lixo comum.