A entrada em Patos de Minas será controlada por barreiras sanitárias entre os dias 8 e 13 de junho. A medida visa reduzir o fluxo de moradores de outras localidades no município durante os feriados de Corpus Christi e de Santo Antônio, ambos compreendidos nesse período. Ao fiscalizar o acesso à cidade e autorizar a entrada de pessoas somente para questões essenciais, o objetivo é frear a disseminação do novo coronavírus, que, nessa terça-feira (2), atingiu 93 casos confirmados, com cinco pacientes internados em UTI. Os moradores já vinham cobrando tais medidas para conter ainda mais a propagação do coronavírus na cidade.
A prefeitura anunciou oficialmente a instalação das barreiras sanitárias na manhã de hoje (3), durante coletiva de imprensa. As explicações foram dadas pela diretora de Vigilância em Saúde, Geize Marques, que relacionou em quais situações os deslocamentos serão permitidos (detalhes na imagem abaixo). “É uma barreira de caráter excepcional e temporário. Nos dias 8 e 9, a fiscalização terá cunho educativo. De 10 a 13, será restritiva. Não haverá restrição quanto à saída de pessoas daqui. Mas, se você tiver mesmo que sair de Patos de Minas, saia com prudência e volte saudável para a nossa cidade”, disse.
Ainda conforme Geize, as barreiras funcionarão das 7h às 19h nos dois primeiros dias. Nos demais, o funcionamento será sem interrupção, acontecendo por 24 horas. “Todas as informações estarão contidas em decreto específico. Nos dias de restrição, será necessário comprovar a necessidade do deslocamento, e os documentos comprobatórios estarão especificados na norma”, explicou a diretora, acrescentando que outras atividades estão sendo planejadas para conter a disseminação da Covid-19. Além das cinco entradas principais da cidade, haverá monitoramento em outros pontos de acesso, incluindo estradas vicinais.
Para efetivar o monitoramento nos acessos a Patos de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde contará com servidores de diferentes setores a serem convocados pelo titular da pasta.
Pontos de fiscalização sanitária:
Avenida Juscelino Kubitschek
Avenida Marabá
Ponte do Rio Paranaíba, na Avenida Joaquim Fubá
Avenida Angra dos Reis
Avenida Afonso Queiroz.
Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]