A secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta, foi a convidada do programa Contraponto dessa segunda-feira (06). Entre outros assuntos, a secretária explicou as mudanças que ocorrerão na Secretaria de Saúde com a instalação da Santa Casa de Misericórdia na cidade.

A principal mudança é na sede da Secretaria, que terá um novo local de funcionamento a partir da próxima segunda-feira (12): o antigo prédio da FINOM, próximo ao Pátio Central Shopping. A Farmacinha e a Vigilância em Saúde também funcionarão no prédio de agosto em diante. A escolha se deu, segundo Ana Carolina, devido a um pedido da população de trazer os serviços da secretaria para o centro da cidade.

Além disso, a Clínica de Especialidades estava sem lugar fixo depois da instalação do Hospital de Campanha. Por isso, a Prefeitura optou por transferir todos os serviços para a atual sede da Secretaria, na Rua Alzino Martelo, bairro Nova Floresta. A escolha desse prédio se deu devido à boa estrutura de consultórios já existente no local. Já o antigo Mini-Hospital, na Avenida Marabá, receberá a estrutura do SAMU.

A secretária também falou sobre a instalação da Santa Casa, que funcionará no prédio onde atualmente está o Hospital de Campanha. Segundo Ana Carolina, a cessão do prédio por parte do Unipam é de 30 anos, sem qualquer custo. Como contrapartida, os alunos da Universidade poderão fazer estágios no local, tanto na área clínica, quanto na área administrativa.

A previsão é que os atendimentos já comecem a ser prestados nos próximos dias. A única área que ainda não deve funcionar imediatamente na Santa Casa é o bloco cirúrgico. Segundo Ana Carolina, o prédio que deve abrigar esse setor tem previsão de inauguração para o mês de dezembro. O novo hospital será de média complexidade e terá 70 leitos clínicos, 30 leitos de UTI adulto e 20 leitos de UTI neonatal.

Em relação aos contratos firmados com os profissionais de saúde pela Prefeitura, Ana Carolina informou que os vínculos, que são temporários, serão desfeitos gradualmente. Depois, novos funcionários serão contratados pela Santa Casa. Já os serviços da entidade serão pagos pela Prefeitura seguindo a Tabela SUS, com possibilidade de complemento de tabela a depender da necessidade.