Enquanto a maioria da população se preocupa em economizar água para amenizar os efeitos da crise hídrica, o desperdício da própria Copasa incomoda. Na manhã desta terça-feira (03), leitores do Patos Hoje flagraram uma tubulação da Companhia de Saneamento jorrando água limpinha.

A água começou a brotar do asfalto por volta de 9h da manhã. Mais de 30 minutos se passaram e a água continuava brotando do asfalto. A tubulação fica no cruzamento da rua Ponto Chic com a rua Firmo José Pião. As pessoas que moram e trabalham nas imediações ficaram indignadas com o desperdício.

A revolta dos moradores é porque boa parte do país convive com a maior crise hídrica da história. Em Patos de Minas, a Copasa informou que o nível do Rio Paranaíba está apenas 50 centímetros acima do nível mais crítico registrado em novembro de 2014. A Companhia descartou a possibilidade de racionamento, mas elaborou um plano de ações e iniciou uma campanha de consumo consciente, para evitar o desperdício de água.

Ao denunciar o desperdício provocado pela própria Copasa, os moradores se mostraram dispostas a colaborar e deixaram um recado de que também vão cobrar dos órgãos responsáveis.

Segundo informações da Copasa, o procedimento foi necessário para esvaziar uma rede que está passando por manutenção.

Autor: Maurício Rocha