Com o objetivo é prospectar novos negócios e capacitar as empresas de geração de energia fotovoltaica , o Uberlândia vai sediar o Minas Solar 2023. O encontro é promovido pelo Sebrae Minas e a Genyx Solar para apoiar os donos de pequenos negócios a aproveitarem as oportunidades desse mercado. Uberlândia é a cidade que tem o maior número de sistemas fotovoltaicos instalados em todo o estado. O Minas Solar 2023 vai acontecer no dia 21 de setembro, das 8h às 18h, no Auditório do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). As inscrições são gratuitas.

O Minas Solar vai reunir integradores, distribuidores, fabricantes, profissionais do setor e gestores públicos, em uma programação que inclui palestras, painéis e debates. O evento terá a presença de especialistas que vão apresentar as novidades do mercado, destacando tendências, oportunidades e novos modelos de negócios. Os participantes poderão conhecer mais sobre o mercado de energia solar no Brasil e no mundo, saber mais sobre gestão, vendas, operação e manutenção de usinas solares, abertura de crédito e financiamento para o setor, e a integração fotovoltaica em edificações.

O analista do Sebrae Minas Eduardo Ramos explica que o crescimento do mercado de energia solar tem impactado positivamente os pequenos negócios. “Além de qualificar as empresas que atuam no setor, vamos incentivar os pequenos negócios a adotar a energia solar, gerando redução nos custos e tornando o empreendimento mais sustentável”, afirma.

Potencial energético

Com quase 700 mil habitantes, Uberlândia se destaca na produção de energia solar fotovoltaica. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), trata-se da cidade com maior potência instalada de Minas Gerais, com cerca de 133 MW e 14.154 conexões operacionais, beneficiando 18.319 unidades consumidoras que recebem créditos no segmento de geração distribuída, que são as usinas de micro e mini geração de até 5 MW.

No ranking nacional, Minas Gerais é o estado com maior potência instalada de geração distribuída de energia solar - seja em telhados ou pequenos terrenos com mais de 3 gigawatts (GW) em operação - representando 13% de toda a potência instalada de energia solar no país. Além disso, possui mais de 255 mil conexões operacionais, espalhadas por 853 cidades, cobrindo 100% do território mineiro. Atualmente, são mais de 631 mil de unidades consumidoras que se beneficiam dessa energia para redução na conta de luz, com maior autonomia e confiabilidade elétrica.