A empresa que realizou o Plano de Ação Imediata no Trânsito e Transportes- (PAITT)- em Patos de Minas apresentou nesta quarta-feira (10) o estudo de quase 100 páginas na Câmara Municipal. O trabalho avaliou as mais diversas situações que envolvem a mobilidade urbana na Capital do Milho. O estudo que demandou diversos profissionais vai servir de parâmetro para as próximas ações para melhorar o trânsito. Veja!

Além dos vereadores e representantes do município, praticamente todos os órgãos envolvidos de alguma forma com o trânsito da cidade estiveram presentes na reunião. A Apresentação foi realizada pelo engenheiro Robson Ricardo Resende, representante da Líder Engenharia e Gestão de Cidades.

Foi avaliada toda a estrutura e condições do trânsito da cidade como densidade urbana, vias, situação das calçadas, estacionamentos, gargalos e a quantidade de veículos que é de 122.135, quase um veículo por habitante, já que de acordo com o último levantamento Patos de Minas tem 159.434 habitantes. Essa parte se ateve ao levantamento de dados e de diagnóstico. O último passo, que deve ser apresentado em outubro, será o de oferecer as soluções para o trânsito da cidade.

Após a apresentação, vereadores e representantes de órgãos fizeram questionamentos. Eles demandaram urgência na apresentação de todo o trabalho e chegaram a criticar o uso do Censo do IBGE de 2010. Os representantes da empresa explicaram que isso foi feito somente em relação à densidade populacional e que isso foi feito porque ainda não foi disponibilizado novos dados pelo IBGE. Eles acreditam que o estudo não mudaria muito se fosse da outra forma. Com relação ao prazo, eles disseram que a parte mais difícil que é a de levantamento de dados e de diagnóstico, foi feita e que não deve ter atraso na apresentação do prognóstico, no plano de ação.