A Polícia Militar começou a utilizar, neste fim de semana, os bafômetros doados pelo Governo do Estado. A 10ª Região da Polícia Militar recebeu 10 equipamentos, dois deles ficaram em Patos de Minas para serem utilizados nas operações de trânsito.

O 1º dia de trabalho dos bafômetros mostrou que os motoristas patenses não estão nem um pouco preocupados com a lei seca. Em uma única noite, 8 motoristas foram presos por  dirigir depois de consumir bebida alcoólica. Alguns não quiseram soprar o bafômetro. Em outros a embriaguez foi comprovada pelo equipamento.

A tolerância do resultado é de 0,13 miligramas por litro de sangue. Entre 0,14 mg/l a 0,33mg/l, o condutor comete infração gravíssima, prevista no artigo 165 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Ocorre a perda de sete pontos na certeira de habilitação, que é recolhida, e multa de R$ 955,00; o carro fica retido e é liberado apenas por outro condutor habilitado; o direito de dirigir fica suspenso por um ano.

Caso o resultado supere os 0,34 mg/l, o motorista comete crime de trânsito, previsto no artigo 306 do CTB. Além das punições já previstas na infração gravíssima, o condutor é preso em flagrante, o veículo é apreendido e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é recolhido.

A Policia Militar alerta os motoristas que costumam beber antes de dirigir que vai continuar utilizando o bafômetro nas operações de trânsito realizadas em Patos de Minas.