O caso foi levado ao Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA – e a Polícia Civil.
Uma denúncia anônima levou a Polícia Militar de Meio Ambiente a um descarte de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O material foi largado às margens da estrada vicinal que dá acesso à localidade de Curraleiro. O caso foi levado ao Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA – e a Polícia Civil.

São 18 embalagens de defensivos agrícolas, sendo 14 de Aprazina, dois de herbicida e dois galões que não foram identificados. Os galões estavam cheios, numa mistura de água e agrotóxico. Os policiais de meio ambiente chegaram ao local através de denúncia anônima e não conseguiram identificar quem jogou as embalagens no local.

O material foi recolhido e levado para a sede do IMA. De acordo com o coordenador regional do órgão, esse tipo de procedimento constitui crime ambiental, já que pode trazer sérios danos ao meio ambiente. O uso de agrotóxico tem controle rígido, com local específico para a devolução das embalagens.

“Quando compra o defensivo na loja, o consumidor já recebe o aviso com o local para a devolução das embalagens”, destaca coordenador regional do IMA, Sérgio Pacheco. A suspeita é de que os defensivos tenham sido adquiridos de forma ilegal e por isso o descarte ocorreu em desacordo com a lei.

O caso será encaminhado para a Polícia Civil para que seja iniciadas investigações na tentativa de identificar a pessoa que deixou as embalagens no local.

Autor: Maurício Rocha