Os vereadores e membros da comissão de saúde se reuniram na tarde desta terça-feira (25) para questionar a secretária de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta, a respeito dos trabalhos na saúde pública em Patos de Minas. Ela falou sobre o Samu Regional, a gestão compartilhada da UPA com o Cisalp, a falta de médicos no município entre outros assuntos.

De acordo com o presidente da comissão de saúde, vereador João Marra, essa medida foi necessária para que a secretária possa explicar para a população como está sendo discutido e como estão sendo feitos os trabalhos na saúde do município. Segundo ele, a casa legislativa vem recebendo muitas reclamações principalmente em relação ao Samu Regional. “A população também foi convidada para ouvir da secretária as explicações e tudo o que ela tem a dizer sobre esses assuntos” disse ele.


O Conselheiro Regional de Saúde, Pedro Cunha, disse que não vê com bons olhos a parceria do município com o Cisalp na gestão compartilhada da UPA. Segundo ele, o terceiro setor até pode ajudar, mas apenas como um complemento. Pedro salientou os casos de insucesso que já ocorreram envolvendo a terceirização do serviço público de saúde em Patos de Minas.

Em resposta aos questionamentos, a secretária municipal de saúde Ana Carolina Magalhães falou sobre as ações que estão sendo realizadas para resolver os problemas da pasta, a necessidade de retomar serviços de alta complexidade que foram perdidos e da alta demanda por atendimento na UPA.