O Centro Oncológico AZ do Noroeste, ligado ao Hospital São Lucas, negou a possibilidade de fechamento em nota emitida ao Patos Hoje na tarde desta sexta-feira (23). O posicionamento veio depois de uma mensagem enviada na quinta-feira pela direção do São Lucas à Prefeitura ameaçar fechar atendimentos pelo SUS caso o serviço de hemodiálise do hospital fosse transferido para a Clínica do Rim.
Na nota, a direção do Centro Oncológico afirmou que o espaço “não sofre ameaças de fechamento”. O centro hospitalar reconheceu que o São Lucas tem passado por dificuldades financeiras, mas declarou que o Município “está acompanhando de perto a situação” e que “o AZ não passará por nenhum prejuízo”.
Ainda segundo a nota, os atendimentos no Centro Oncológico seguem funcionando normalmente. A direção disse ter entrado em contato com a secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta, que também teria garantido o funcionamento do AZ mesmo com o possível fechamento do São Lucas.
Entenda o caso
A Associação dos Renais Crônicos do Alto Paranaíba (ARCAP) havia solicitado na Justiça o credenciamento de uma nova clínica para a realização da hemodiálise em Patos de Minas. Segundo o pedido da ARCAP, o Hospital São Lucas, único que oferecia o serviço em convênio com o SUS, “vem sofrendo com má gestão, crise financeira e sanitária”.
Na decisão, o juiz Guilherme Mendonça Doehler reconheceu a situação precária do São Lucas e determinou que a Prefeitura de Patos de Minas credenciasse a Clínica do Rim do Alto Paranaíba ou outro estabelecimento na cidade para receber pacientes de hemodiálise. Na ocasião, o diretor administrativo do Hospital São Lucas, Willian Magalhães, defendeu a estrutura de hemodiálise do Hospital São Lucas, a qual, segundo ele, “nunca privou os pacientes de itens essenciais à realização adequada do tratamento”.
Já nessa quinta-feira (22), a Justiça determinou que a Prefeitura de Patos de Minas tem até 30 dias para concluir a transferência de todos os pacientes para a Clínica do Rim, sob pena de multa diária de R$20 mil. No mesmo dia, a direção do Hospital São Lucas encaminhou ao prefeito Luís Eduardo Falcão e à secretária municipal de saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta, uma mensagem em que ameaçou fechar atendimentos pelo SUS caso o serviço de hemodiálise, de fato, fosse transferido.
Na mensagem, o hospital explicou que os valores pagos pela hemodiálise é que garantem o funcionamento de outros serviços que dão prejuízo. Por esse motivo, a direção afirmou que o serviço de oncologia poderia ser interrompido no mesmo dia do fim da hemodiálise.
Em nota, Centro Oncológico do Hospital São Lucas nega ameaça de fechamento e tranquiliza pacientes
O posicionamento veio depois de uma mensagem enviada na quinta-feira pela direção do São Lucas à Prefeitura ameaçar fechar atendimentos pelo SUS caso o serviço de hemodiálise do hospital fosse transferido para a Clínica do Rim.
Centro Oncológico AZ do Noroeste
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
[[totalComentarios]] COMENTÁRIOS
[[ totalComentarios ]] COMENTÁRIO
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros.
O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou
que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento,
mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!
Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.
Últimas
NOTÍCIAS
- 02/10/2026
- em Cidade
Motorista perde controle em pista escorregadia e caminhão tomba na BR352, em Patos de Minas
- (1)
- COMPARTILHAR
- 02/10/2026
- em Cidade
Patos de Minas deve ter chuva e risco de tempestades, especialmente no domingo de eleições
- (0)
- COMPARTILHAR
- 02/10/2026
- em Cidade
Prefeitura de Patos de Minas coloca 22 imóveis públicos para venda em leilão online
- (4)
- COMPARTILHAR
- 02/10/2026
- em Cidade
Imagens mostram motociclista sendo arremessado violentamente dentro de padaria após batida com carro
- (4)
- COMPARTILHAR
- 02/10/2026
- em Policiais
Homem ameaça “estripar” sobrinhos em prédio no Centro de Patos de Minas
- (6)
- COMPARTILHAR
- 02/10/2026
- em Policiais
PM prende trio com caminhão clonado envolvido em roubo de carga avaliada em R$650 mil
- (1)
- COMPARTILHAR
- 29/09/2026
- em Regionais
Caminhão-baú bate na traseira de caminhão-tanque e deixa motorista preso às ferragens na BR-365
- (0)
- COMPARTILHAR
- 28/09/2026
- em Regionais
MP recebe denúncia contra a Prefeitura de Lagoa Formosa por uso de máquinas em chacreamento particular
- (21)
- COMPARTILHAR
- 26/09/2026
- em Regionais
Acidentes na zona rural de Carmo do Paranaíba deixam dois motociclistas mortos em menos de 24h
- (4)
- COMPARTILHAR
- 26/09/2026
- em Regionais
Tragédia na BR-262: Motorista de guincho morre em acidente envolvendo três veículos em Córrego Danta
- (20)
- COMPARTILHAR
- 25/09/2026
- em Regionais
Homem é encontrado morto após possível queda durante reparo em telhado, em Rio Paranaíba
- (8)
- COMPARTILHAR
- 22/09/2026
- em Regionais
Amigas combinam teste de fidelidade, homem demonstra interesse e caso vai parar na justiça
- (61)
- COMPARTILHAR
- 02/10/2026
- em Gerais
Transporte público de graça no dia da eleição: veja como irá funcionar
- (0)
- COMPARTILHAR
- 02/10/2026
- em Gerais
Origem das bets passa por lobby estrangeiro e “jabutis” no Congresso
- (0)
- COMPARTILHAR
- 02/10/2026
- em Gerais
Petrobras faz 2ª descoberta de petróleo em poço da Margem Equatorial
- (0)
- COMPARTILHAR
- 02/10/2026
- em Gerais
Mãe de Kathlen Romeu cobra apoio da sociedade no Tribunal do Júri
- (0)
- COMPARTILHAR
- 01/10/2026
- em Gerais
PRF, TREs e forças de segurança atuarão em conjunto nas eleições
- (0)
- COMPARTILHAR
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]