Elas desfilaram para a plateia que lotou o auditório.

A Festa Nacional do Milho teve um dos seus eventos mais aguardados na noite dessa quarta-feira (16). Foram escolhidas as três candidatas que vão disputar o Título de Rainha Nacional do Milho 2014. Das dezesseis belas garotas que disputavam as vagas, foram escolhidas Bruna Carolina Brandão Silva, Camila Alves Moreira e Jhennifer Rayane Rodrigues Silva.

A Rainha do Milho 2013, Lidiane Ferreira, e as princesas Daniela Brito e Beatriz Caixeta discursaram em tom de despedida para os presentes que lotaram o auditório. Elas se lembraram de quando estavam sendo avaliadas e desejaram boa sorte a todas as garotas. Elas também agradeceram a todos do Sindicato Rural, pais e familiares pelo apoio durante todo esse período.

Para o concurso deste ano, foram inscritas 27 garotas, sendo que 16 passaram pela Escola de Rainha, quando tiveram aulas de diversos temas. O curso durou cerca de 15 dias e serviu para ampliarem os conhecimentos e assim melhor representar Patos de Minas. E elas aprenderam muito bem sobre a história da festa e a cultura do povo patense.

Nos discursos, pôde ser percebido com clareza o desejo de ser Rainha Nacional do Milho e todos os ensinamentos adquiridos no curso. E o conhecimento aliado à calma podem ter sido a chave para impressionar os jurados. Diante de um silêncio absoluto e olhares atentos, elas tiveram três minutos para mostrarem um pouco do que sabem e do que desejam.

E foi difícil a escolha. Vestidas com os mesmos trajes, elas se apresentaram muito bem, apesar do nervosismo, e as oito finalistas foram escolhidas. Os jurados, todos professores da Escola de Rainha, avaliaram quesitos como beleza, desenvoltura, simpatia e outros. Por fim, para a expectativa de várias pessoas que lotaram o auditório do Cerimonial do Milho, foram eleitas as três candidatas a Rainha Nacional do Milho 2014.

Bruna Carolina Brandão Silva , 16 anos, está cursando o 3º ano na Escola Estadual Dona Guiomar de Melo. Reside no bairro Jardim Califórnia. Tem como objetivo conquistar sua independência, formar-se na área da saúde e desenvolver trabalho voluntário. O sonho em ser Rainha do Milho vem desde criança. Com o concurso, ela também deseja conquistar novas oportunidades e vivenciar diferentes experiências e aprendizados.

Camila Alves Moreira , 18 anos, é estudante na Universidade Federal de Uberlândia-UFU- e está o cursando Engenharia de Alimentos.  Ela mora no bairro Cerrado. Tem como objetivo junto a sua família manter e valorizar os valores recebidos, dedicar-se ao curso de Engenharia de Alimentos, conhecer e aprender mais sobre a música. Ela também deseja honrar e representar o povo e a cultura Patense.

Jhennifer Rayane Rodrigues Silva , 16  anos, faz o 2º do Ensino Médio na Escola Estadual Marcolino de Barros. Ela reside no bairro Lagoinha. Tem como objetivo ser eleita a Rainha Nacional do Milho e poder representar sua querida cidade, formar-se em Jornalismo, ser profissional competente e bem sucedida. Ela contou que desde pequena acompanha a Festa Nacional do Milho e, admirada com a coroação da Rainha, percebeu a importância que é o título de Rainha Nacional do Milho.

O presidente do Sindicato Rural, Cláudio Nasser, em seu discurso, ressaltou que a Festa do Milho é construída por muitas pessoas e enalteceu a Escola de Rainhas. Ele agradeceu a todos que contribuem com a festa e com a formação das candidatas. A representante de uma empresa de telefonia explicou como será feita a escolha da Rainha do Milho neste ano. As pessoas poderão votar através de uma ligação ou mensagem. Apenas um voto será computado para cada telefone.

Autor: Farley Rocha