Neste domingo (17), ocorreram as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil no estado de Minas Gerais. Em Patos de Minas, a chapa Renovação, presidida pelo advogado Rafael Normandia, foi a vencedora com uma diferença de apenas 6 votos. Em meio às comemorações, ele aproveitou para enviar uma mensagem conciliadora para todos os advogados.

A votação começou às 9h00 e terminou às 17h00. Os advogados em dia com a instituição puderam escolher os candidatos, pela primeira vez na história, por meio de uma votação on line, que pôde ser verificada através do certificado digital ou outro código de verificação. A chapa Renovação presidida por Rafael Normandia obteve 497 votos enquanto a chapa Inovação encabeçada pela advogada Ana Luiza Melo recebeu 491 votos.

Rafael Normandia destacou que o trabalho de campanha começou há cerca de 40 dias e levou à toda comunidade a importância da advocacia para a população. Ele explicou que a disputa acirrada já era esperada uma vez que o grupo opositor estava há vários anos no comando da 45ª subseção da OAB.

No estado de Minas Gerais, presidida pelo advogado Gustavo Chalfun, a chapa OAB no Caminho Certo venceu com 37.755 votos as eleições da OAB-MG para o triênio 2025-2027. Foram eleitos também os representantes do Conselho Seccional, diretoria da CAAMG, diretoria das Subseções e os Conselheiros Subseccionais. Os advogados Itamar Fernandes, atual presidente da 45ª Subseção, e Cristiano Nunes, ex-presidente da 45ª Subseção, foram eleitos conselheiros regionais da OAB.